O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 25/01/2013
Após cinco anos de dedicação à pesquisa em nanotecnologia (o campo da ciência que projeta e desenvolve produtos e processos tecnológicos a partir de partículas minúsculas, na escala de nanômetros, em que 1 milímetro é igual a 1 milhão de nanos), o Centro de Nanotecnologia da UNESP receberá recursos na ordem de R$ 320 mil para compra de equipamentos (leia mais...).
O objeto aprovado tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias para obter nanocelulose a partir da biomassa de resíduos da agroindústria alimentícia, de resíduos da indústria de papel e celulose e de plantas fibrosas. Os produtos resultantes tem potencial para uso em medicina humana, veterinária e odontologia. Mas também o uso de biocompósitos de alta resistência para produção de embalagens para alimentos funcionais estão entre as possíveis aplicações dos resultados das pesquisas.
As áreas de bionanotecnologia, processamento de bioprodutos e a área de P&D de biomateriais à base de fibras naturais têm grandes perspectivas de oferecer tecnologias transformadoras e oportunidades de comercialização, além da formação de recursos humanos altamente qualificados.
Os resultados destas pesquisas poderão ser de grande importância para as indústrias do futuro. A interação universidade-empresa é uma das formas de promover que resultados de pesquisas sejam divulgados junto ao setor produtivo. Em final de 2012, o projeto de articulação da Rota Estratégica da Biotecnologia aplicada às Indústrias Agrícola e Florestal, uma iniciativa do Sistema FIEP/Observatórios SESI/SENAI/IEL, promoveu a I Rodada Biotecnológica Agrícola e Florestal, com resultados animadores. A grande maioria dos mais de 60 participantes avaliaram o evento como muito bom e como uma oportunidade para desenvolvimento de projetos conjuntos.
Envie para um amigo