O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 16/01/2013
Atuando como difusora de pesquisas e na promoção de políticas públicas relacionadas à conservação do meio ambiente e à agricultura brasileira, a Embrapa Meio Ambiente participa do desenvolvimento dos agrotóxicos e dos produtos alternativos para o controle dos problemas fitossanitários. Criado em 2007, o Fórum Permanente Para Adequação Fitossanitária tem por objetivo criar um espaço aberto à sociedade brasileira para discutir as necessidades e propor ações de adequação fitossanitária para o sistema agrícola nacional.
Além de verificar um aumento no consumo de agrotóxicos nas chamadas “grandes culturas”, (soja, milho, cana-de-açúcar, etc.), a Embrapa chama a atenção para o uso de agrotóxicos nas pequenas culturas (hortaliças, ornamentais e frutíferas). Basicamente não existem produtos registrados para a maioria dessas pequenas culturas e o uso de agrotóxicos é mais intenso do que nas grandes. De um modo geral, as receitas são fictícias, não pela falta de ética dos técnicos, mas pela impossibilidade da recomendação.
Outra área que requer regulamentação mais abrangente são os agentes de biocontrole e outros produtos alternativos. Apesar de não causarem danos ao meio ambiente, não podem ser recomendados oficialmente. Nesse contexto, incluem-se todos os produtos utilizados na agricultura orgânica para fins fitossanitários.
O site do Fórum Permanente Para Adequação Fitossanitária disponibiliza informações sobre fitossanitários, em grande parte provenientes de eventos promovidos pela entidade.
Para mais informações acesse o link.
Envie para um amigo