O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 14/12/2012
Durante reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Cedraf), o Governo sinalizou que vai intensificar o trabalho de conscientização sobre os riscos na aplicação de agrotóxicos. Segundo o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a orientação é para que haja um consumo racional de agrotóxicos no Estado.
Apesar dos conhecimentos técnicos para o uso racional dos agrotóxicos, o problema é a falta de diagnóstico no campo para identificar a real necessidade da aplicação desses produtos. Como terceiro maior consumidor de agrotóxicos do País, o Paraná está na liderança dos estados consumidores destes insumos. Apesar de existir uma legislação que obrigue a venda de agrotóxicos somente mediante apresentação de receita agronômica, assinada por um profissional técnico, muitas revendas foram flagradas com talão de receituário assinado em branco, cujas folhas são preenchidas na hora da venda pelo balconista ou pela secretária, o que contraria a legislação.
Segundo o secretário Ortigara, a Seab vai intensificar o trabalho para o uso racional de agrotóxicos nas lavouras, para que o agricultor só aplique os produtos quando for indicado que há danos econômicos nas lavouras e não como forma preventiva. Também poderão ser resgatado programas de controle biológico de pragas e doenças.
Fonte: MAPA.
Envie para um amigo