O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 07/12/2012
A Embrapa realizou uma apresentação pública de oito novas cultivares de frutas.
São elas:
BRS Carimbó: cultivar de cupuaçu desenvolvida pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA) que apresenta mais produtividade e resistência.
BRS Platina: cultivar de banana desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas, BA), que tem como principal característica de produção a resistência ao mal-do-Panamá e a tolerância à Sigatoka-amarela.
BRS Rubi do Cerrado: cultivar de maracujá desenvolvida pela Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), que produz aproximadamente 50% de frutos de casca vermelha ou arroxeada com peso de 120 a 300 gramas, com teor de sólidos solúveis de 13 a 15° Brix e rendimento de suco em torno de 35%.
BRS Fascínio: cultivar de pêssego desenvolvida pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) produz frutos grandes, de polpa branca, sabor doce, consistência firme e boa produtividade. Durante a fase de validação, a produção em plantas adultas chegou a cerca de 90kg/planta.
Também recentemente lançado pela Embrapa Clima Temperado, o pêssego BRS Regalo, de polpa branca e doce, apresenta ótima estabilidade de produção e é indicado para o Sul do País.
A BRS Vitória é uma cultivar de uva preta sem semente desenvolvida pela Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), de sabor aframboesado e agradável, sendo recomendada para o consumo in natura. Sua produção chega a alcançar 25 a 30 t/ha. Apresenta teor de açúcar de 19 a 23º Brix.
A cultivar de uva BRS Magna, também desenvolvida pela Embrapa Uva e Vinho, é recomendada para elaboração de suco varietal ou em corte com outras cultivares visando à melhoria do sabor, cor e doçura. A cultivar apresenta vigor mediano e boa fertilidade de gemas, com média de produtividade em São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso entre 25 e 30 t/ha e teor de açúcar em torno de 17 e 19º Brix.
A última cultivar de fruteira a ser lançada pela Embrapa neste ano é a do limão tahiti BRS Passos. Esta lima ácida é uma alternativa de produção para a entressafra no Distrito Federal e Entorno. Sua característica principal é a produção elevada na entressafra (julho até novembro), com adequado manejo de adubação para esta finalidade.
Fonte: Embrapa.
Envie para um amigo