O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 03/12/2012
Técnicos da Cooperativa Capal e da Fundação ABC identificaram o primeiro foco de ferrugem asiática da soja em lavoura comercial da safra 2012/2013 (leia). O foco foi identificado na região de Itaberá, estado de São Paulo.
A doença foi identificada próxima a uma área de soja perene, que neste caso foi a fonte de inóculo primário. Os técnicos recomendam o monitoramento das lavouras, tendo em vista que em anos anteriores a incidência na soja perene era mais baixa.
A ocorrência da ferrugem está diretamente associada às condições climáticas. Temperaturas médias menores que 28º C e molhamento foliar de mais de 10 horas favorecem a infecção da planta. O controle é feito à base de fungicida, mas é preciso saber o momento certo da aplicação, para evitar repetição excessiva das aplicações.
Em 2011, testes feitos pela Embrapa Meio Ambiente com a bactéria Bacillus subtilis demonstraram que o agente teria potencial para controlar a ferrugem da soja (leia aqui). Recentemente, a Embrapa publicou um documento (Doc 881) com informações sobre produtos para controle biológico de diversas pragas em diferentes culturas.
Envie para um amigo