O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 23/11/2012
Lançado em 24 de abril deste ano pelo governador Beto Richa, o programa Bioclima Paraná representa um conjunto de medidas voltadas para a conservação e a restauração da biodiversidade que pretende transformar o Estado em referência na busca pelo equilíbrio ecológico e controle das mudanças climáticas.
Até o momento, o governo do Estado já assinou termos de cooperação técnica com 169 municípios e 23 entidades e empresas. Os documentos já assinados envolvem no programa prefeituras, cooperativas, universidades, Associações de Pais de Amigos dos Excepcionais (Apaes), empresas e outros órgãos e entidades.
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a COPEL são exemplos de instituições que estão participando ativamente no programa. Segundo Luiz Tarcísio Mossato Pinto, presidente do IAP, a participação de diversos segmentos da sociedade é importante para garantir a conservação da biodiversidade do Estado. A COPEL irá realizar a integração dos viveiros florestais do IAP com os seus hortos florestais, localizados em diversas usinas da empresa. O termo também prevê parceria na coleta de sementes e arborização urbana. Além disso, a empresa disponibilizou, por meio de empresa terceirizada, 17 funcionários que atuarão como viveiristas na manutenção da infraestrutura e produção de mudas nos viveiros do IAP, e dois técnicos formados na área florestal para auxiliar nos laboratórios de sementes.
As parcerias com prefeituras e entidades resultaram na produção de mudas de espécies nativas para restaurar áreas degradadas e estimular a arborização urbana nos municípios paranaenses, promovendo a substituição de espécies inadequadas para o ambiente urbano por espécies nativas. Para isso, o IAP promoverá cursos de capacitação sobre conceitos e técnicas, incentivando a elaboração dos planos de arborização urbana nesses municípios.
Para mais informações leia aqui.
Envie para um amigo