O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 25/10/2012
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio concedeu à Embrapa Agroenergia o Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB). Com o certificado, a instituição tem permissão para trabalhar com Organismos Geneticamente Modificados, também conhecidos como OGM.
A emissão do CBQ é normatizada pela Instrução Normativa CTNBio nº 1, de 05.09.96. Segundo a IN, "entidades nacionais, estrangeiras ou internacionais que desenvolvam ou queiram desenvolver atividades e projetos relacionados a Organismo Geneticamente Modificado (OGM) e derivados, deverão requerer à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio o Certificado de Qualidade em Biossegurança - CQB".
O CQB deverá ser exigido pelas Agências financiadoras ou patrocinadoras de atividades ou projetos que prevêem o uso de OGMs. Segundo o Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, com o Certificado, a Unidade da Embrapa está autorizada a manusear OGM no laboratório de Genética e Biotecnologia e no laboratório de Processos Bioquímicos.
Outra unidade da instituição, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, teve um de seus pesquisadores selecionados para fazer parte do grupo de pesquisadores do Programa Embrapa Labex-EUA para o período de 2013-2016 (leia mais). O Labex (Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior) é mantido pela Empresa em países da América do Norte, Europa e Ásia com o objetivo de aumentar a cooperação internacional em áreas estratégicas para a pesquisa agrícola.
O Labex-EUA, onde o pesquisador estará atuando, tem como principais objetivos promover avanços científicos e tecnológicos em áreas estratégicas de pesquisa agrícola, além de incrementar a cooperação internacional em áreas de interesse comum aos países parceiros.
Para mais informações, leia aqui.
Envie para um amigo