O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 18/10/2012
O Prêmio FINEP de Inovação é o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no País. Desde 1998, já premiou mais de 500 empresas, instituições e pessoas físicas, sendo responsável pela projeção dos contemplados não apenas no Brasil como no exterior. Em 2012, 588 inscritos concorrem ao prêmio, que é constituído de duas etapas de qualificação: regional e nacional.
O projeto vencedor é um dos estudos de caso do Projeto Pró-Natureza Limpa relacionado com uma Usina para a industrialização de resíduos orgânicos provenientes de diversas fontes, sob coordenação do Professor Doutor Camilo Freddy Mendoza Morejon, do curso de Engenharia Química da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). De acordo com o professor Camilo, que participa da articulação da Rota Estratégica para o setor de biotecnologia agrícola e florestal, as pesquisas em torno da problemática ambiental realizadas no projeto Pró-Natureza Limpa mostraram que, de todos os tipos de resíduos, os orgânicos são os que apresentam maior potencial de geração, contaminação e aproveitamento e, ao contrário do que se imagina, a totalidade dos resíduos orgânicos produzidos pelas cidades são destinados aos lixões e aterros sanitários.
Ainda segundo o pesquisador, na área rural essa porcentagem de resíduos orgânicos é ainda maior e, quando não tratados corretamente, colocam em xeque os modelos convencionais de desenvolvimento econômico. O produto tecnológico tem potencial para transformar problemas ambientais em oportunidades de geração de emprego e renda, principalmente para pessoas de baixa ou nenhuma qualificação.
O Prêmio FINEP na Região Sul foi entregue aos vencedores nas categorias Pequena Empresa, Média Empresa, Inovação Sustentável, Tecnologia Social, Tecnologia Assistiva, Instituição de Ciência e Tecnologia e Inventor Inovador. A premiação foi nas dependências da FIERGS, no último dia 31 de outubro, em Porto Alegre (RS).
Envie para um amigo