O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 27/11/2013
O roadmapping da Rota Estratégica em Biotecnologia Agrícola e Florestal é inspiração do projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para a Indústria Paranaense, uma prática do Sistema Fiep desde 2009,realizada através dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, que prioriza o setor de biotecnologia agrícola e florestal como estratégico para a indústria paranaense.
Com o objetivo de consolidar as visões de futuro e acelerar a proposição e execução de projetos com vistas a consolidar as ações propostas no roadmapping, foram criados grupos de trabalho com diferentes temáticas. Em atendimento à ação proposta por especialistas em 2005, de aproximar empresas e instituições de pesquisa para a realização de projetos de inovação, o grupo de articulação “Rodada Tecnológica Universidade-Empresa”, da Rota Estratégica em Biotecnologia aplicada à indústria agrícola e florestal, realizou em 2012 a 1ª edição da Rodada Biotecnológica Agrícola e Florestal.
Em 2013, o grupo se propôs a divulgar as ferramentas existentes para a concretização de parcerias entre o setor produtivo e acadêmico, entre as quais a Lei da Inovação do Paraná, “Lei do Bem” e fontes de fomento, incluindo questões relacionadas à Propriedade Intelectual. Para isto, foram realizados workshops abordando as oportunidades de negócios no relacionamento entre universidade e empresa (leia mais).
Para o próximo ano, o grupo decidiu dedicar-se a segunda edição da Rodada Biotecnológica. O evento, denominado Rodada Biotecnológica Agroindustrial , será realizado em parceria com a Rota de Biotecnologia Animal, a qual também faz parte do projeto Articulação das Rotas Estratégicas para a Indústria Paranaense.
Por meio da parceria com outras organizações, a proposta é a realização de uma rodada tecnológica, de abrangência nacional, entre universidades e empresas que atuam na área de biotecnologia aplicada à agricultura, florestas ou nutrição animal. Esta proposta pretende aproximar a pesquisa acadêmica do setor industrial, resultando em importantes parcerias para inovação na agroindústria brasileira, por meio do desenvolvimento biotecnológico de novos produtos e processos. Além das rodadas de interações universidade-empresa, o evento contemplará um talk show (mesa de debates) com especialistas sobre temas relacionados à inovação tecnológica.
O projeto da Rodada Biotecnológica Agroindustrial foi submetido ao edital CNPq 02/2013 e teve sua aprovação publicada no início do mês. Desta forma, o evento, realizado nos dias 28 e 29 de maio de 2014 no Campus da Indústria, em Curitiba, terá o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Realize sua inscrição prévia aqui.
Em breve as informações de programação estarão disponíveis neste blog. Aguarde!
É muito importante a interação entre as áreas pois nos tempos atuais a inter e transdisciplinaridade não podem caminhar isoladas. Há necessidade de que os envolvidos sejam comunicados sobre as reuniões com bastante antecedência para completarem suas programações. Atentar também para o período uma vez que no próximo ano 2014 teremos os jogos da Copa, hotéis lotados, dificuldades com passagens, etc...
Envie para um amigo