Em 2005, o Sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) instituiu a área denominada Observatórios SESI/SENAI/IEL, com o propósito de estudar as tendências para a indústria paranaense. Neste contexto os Observatórios SESI/SENAI/IEL, foi criado no âmbito do projeto de Rede de Competências, com o objetivo central de criar conhecimento em relação a mudanças e tendências da economia, da tecnologia e da sociedade que ocorrem em âmbito global, nacional e local, de forma a antecipar o impacto dessas mudanças e tendências para diversos setores da indústria, buscando identificar e apoiar caminhos para inovação e desenvolvimento industrial sustentável.
Para atingir os seus objetivos, os Observatórios SESI/SENAI/IEL utilizam os pressupostos da prospectiva estratégica para a realização de suas atividades. Esta metodologia pode ser vista como uma ferramenta de apoio à decisão que tem o objetivo de auxiliar a construção do futuro desejado ao esclarecer a ação presente à luz dos futuros possíveis, antecipando as consequências de longo prazo das decisões que devem ser tomadas hoje.
A construção de cenários prospectivos para o setor automotivo da Região Metropolitana de Curitiba
(RMC) teve como base o estudo da Dinâmica e Tendências do Setor Automotivo - Região Metropolitana de Curitiba,
também de autoria dos Observatórios.
Este blog é portanto um espaço para o contínuo
monitoramento das variáveis que impactam a dinâmica do setor. Para a construção de cenários,
estas variáveis foram consideradas e hipóteses sobre elas foram formuladas. A probabilização destas
hipóteses aconteceu por meio de consultas realizadas com os membros do Comitê Gestor Estratégico e especialistas
da área. Estas consultas permitiram o conhecimento de hipóteses consideradas prováveis e desejáveis
que compuseram os dois cenários propostos. Assim, são demonstradas as trajetórias para o Setor Automotivo
da RMC para o ano de 2020. Neste blog as notícias são categorizadas por meio da terminologia utilizada na identificação
das variáveis.
A identificação foi feita por meio de uma ferramenta chamada Análise Estrutural, que diagnosticou as relações de influência e dependência entre as variáveis do setor. O setor automotivo recebe influências de múltiplas dimensões e contextos, assim como influencia o ambiente ao seu redor. Com o objetivo de compreender melhor o sistema do qual o setor automotivo faz parte, a equipe de pesquisa dos Observatórios realizou um amplo levantamento das variáveis mais importantes para o setor a partir dos estudos de diagnósticos e análise de tendências. Deste modo, de uma lista de 250 variáveis, a equipe de pesquisa consolidou 24 variáveis dispostas em dez temas: Econômico, Energético, Governo, Indústria Automotiva, Infraestrutura, Mercado, Produto Automotivo, RMC, Social e Tecnológico. Conforme descrição a seguir:
Conheça mais sobre o estudo "Cenários da Indústria Automotiva: Região Metropolitana de Curitiba 2020″.
Envie para um amigo