Publicado em 06/04/2016
Por: Aline Bortoluzzi – Observatórios SESI/SENAI/IEL
O Congresso Smart City Business 2016, realizado de 28 à 30 de março, em Curitiba, trouxe diversos temas ligados à tendência das cidades inteligentes e inovadoras. O tema mobilidade não poderia faltar no radar dos participantes. A equipe técnica dos Observatórios esteve presente e acompanhou as discussões do painel "O papel do carro conectado como principal dispositivo móvel das Smart Cities". O evento possibilitou monitoramento da "Variável 20 - Social: Perfil do Consumidor", do estudo que orienta os trabalhos da Articulação do Setor Automotivo.
O painel trouxe à tona, opiniões divergentes sobre o tema. Enquanto Ayrton Amaral, responsável pela área de mobilidade na Volvo, apresentou os comandos inteligentes e tecnologias desenvolvidas e utilizadas pela montadoras em seus carros e ônibus, em contraponto, Roberto Gregório Jr., presidente da Urbs, discordava. No ponto de vista da Urbs, o fator essencial para essa conectividade das cidades, converge cada vez mais para o transporte público.
Flávio Lima, responsável por assuntos de Inovação na Renault, enfatizou que, por mais que os carros elétricos e outras opções de maior economia constituam o projeto de base da montadora, isso não seria a solução. Tampouco o transporte público está preparado. Para ele, deve haver uma integração entre esses diversos modais. Flávio também compartilhou a dificuldade de mudança no comportamento do consumidor, acostumado a ter um veículo com intuito de propriedade, a migrar para a busca de um veículo que ofereça mobilidade, economia, que seja conectado com o motorista, entre outras vantagens.
Essas parcerias entre as instituições já vêm acontecendo, por exemplo, com as duas montadoras presentes no Painel, Volvo e Renault, no que diz respeito à testes e utilização de carros e ônibus disponibilizados a diversos serviços públicos da prefeitura, como os carros elétricos e os ônibus híbridos, por exemplo. A Urbs também apresentou na ocasião, seu Projeto Ecoelétrico de compartilhamento de carros, em parceria com a Renault.
Também estiveram presentes neste Painel, representantes da Tim e da SAP, empresas fornecedoras de tecnologias e softwares para mobilidade e conectividade. Para mais informações sobre o evento, acesse a matéria da Gazeta do Povo, aqui.
Envie para um amigo