Publicado em 03/03/2016
Na noite de 25 de fevereiro, um fórum de 30 participantes pode ter acesso a um panorama do Setor de Autopeças, a nível nacional e regional. Além de fornecedores, estavam presentes montadoras, sistemistas, representantes do Sistema FIEP, entre outros. O Sindipeças Nacional e Regional – PR, reuniu associados e parceiros para que, juntos, pudessem traçar análises e previsões para os anos 2016 e 2017.
Francisco Marianno, assessor de diretorias, expôs as ações da entidade, como os cursos de qualificação do Instituto Sindipeças e o Programa de fomento e incentivo às exportações, desenvolvido com a APEX, o Brasil Autoparts.
O economista do Sindipeças, Ricardo Jacomassi, apresentou dados inéditos coletados diretamente com os associados. Um índice preocupante que chamou a atenção dos presentes, foi o número de aproximadamente 30 empresas, dentre os 459 associados, se encontrarem em recuperação judicial, como consequência da baixa demanda de produção e mercado estagnado.
Os dados apresentados retrataram o momento de dificuldade pelo qual toda a Cadeia Automotiva nacional se encontra. No bloco de debate entre os presentes, montadoras, sistemistas e autopeças puderam discutir sobre possíveis soluções para amenizar os indicadores cada vez mais decrescentes. Sobretudo, com foco no estado do Paraná.
A atual conjuntura econômica também pode surtir oportunidades aos fabricantes. “A alta do dólar a incentiva a nacionalização e localização de peças aqui”, explica Benedicto Kubrusly, diretor do Sindipeças-PR
Com retração no mercado de quase 40% neste início de ano, se comparado com 2015, os pesados possuem pouca expectativa de crescimento. Alexandre Parker, relações institucionais e governamentais da Volvo, divulgou expectativa de apenas 5% de crescimento das vendas para o ano de 2016, impactando diretamente seus fornecedores e demais tiers.
Em discussão sobre a dificuldade dos fornecedores em se manterem sustentáveis em plena crise econômica, Lairton Maziero, diretor de compras da DAF, comenta sua visão, “seria o momento de estas empresas fazerem parcerias, joint-ventures, para desenvolverem novos produtos”, explica.
Para mais informações sobre as ações do Sindipeças, entre em contato com a Regional do Paraná:
Sindipeças – PR
Fone: 41 3252 - 9594
Email: sindippr@sindipecas.org.br
Envie para um amigo