Publicado em 19/10/2014
Fonte: Agência Fiep
Profissionais envolvidos com a área de qualidade de vida de diversas indústrias do Paraná participaram nesta quarta-feira (08) do “1º Painel de Especialistas em Qualidade de Vida”, promovido pelo Sesi. Durante o evento, a instituição destacou os principais desafios para a indústria nesta área, entre eles, a redução do absenteísmo, a promoção da saúde, a prevenção de doenças crônicas e estratégias de vida saudável que acompanhem o envelhecimento dos trabalhadores. Os representantes das empresas também apontaram demandas atuais e futuras das indústrias. O evento aconteceu no Campus da Indústria, em Curitiba.
“No painel, especialistas do Sesi mediaram debates em grupos com até seis profissionais que atuam nas empresas. O objetivo foi propiciar a troca de experiências, entender quais são as necessidades das indústrias na área de qualidade de vida e propor soluções, por meio de serviços já oferecidos pelo Sesi ou pela criação de novas ações”, destacou o gerente da área de Qualidade de Vida do Sesi, Ademir Vicente da Silva. Ele explica que estas demandas e soluções alimentarão a rede de cooperação técnica do Sesi Nacional e são suprimentos para projetos dos sete institutos de inovação que o Sesi está implantando no Brasil e que tratarão de assuntos fundamentais para o desenvolvimento da indústria.
Entre as demandas levantadas no evento está a necessidade de instalar uma cultura de prevenção. “As iniciativas para isso são programas de desenvolvimento do comportamento seguro para lideranças e trabalhadores, coaching em qualidade de vida no trabalho para executivos e empresários, visando a inclusão do tema na estratégia das organizações empresariais e um programa que estimule hábitos saudáveis aos trabalhadores, como a prática de atividade física e alimentação saudável”, disse Silva.
Participaram do painel representantes da Compagás, Volvo, Grupo Boticário, Case New Holand, Renault, AAM do Brasil, Berneck, Komatsu entre outros.
Sobre o evento – Criado este ano pelo Sesi no Paraná, o Painel de Especialistas tem como objetivo manter uma relação direta com a indústria. São encontros que buscam a interação entre técnicos e profissionais de áreas específicas para levantar as necessidades de diversos segmentos industriais e incentivar o desenvolvimento de novos serviços e soluções integradas.
O primeiro encontro com este foco foi realizado em junho deste ano e reuniu profissionais da área de ergonomia, em Curitiba. A capital paranaense também recebeu o painel para debates sobre prevenção de acidentes, higiene ocupacional e mineração. Em Cascavel, representantes dos setores de alimentos e bebidas e frigorífico também participaram do painel. Em Londrina, foram realizadas a conversa com especialistas do setor da Construção. Em todo o estado já foram discutidos temas estratégicos com cerca de 150 especialistas que atuam no cotidiano das empresas dos setores industriais.
Envie para um amigo