Publicado em 13/06/2014
A Renault anunciou que conseguiu reduzir em cerca de 10% nos últimos três anos a sua pegada de carbono, designação para a quantidade de CO2 e outros gases nocivos para a atmosfera emitidos por cada cidadão ou empresa. Não se trata neste caso apenas da quantidade de gases emitidos pelos seus veículos, mas de toda uma filosofia ecológica que começa desde a aquisição das matérias-primas e apenas fica completa após a reciclagem dos materiais utilizados. A marca francesa anuncia mesmo que esta redução alcançada é um recorde na indústria automóvel.
A marca informou que conseguiu evitar a emissão de 5,5 milhões de toneladas de gases que contribuem para o aquecimento global entre 2010 e 2013, o que é o equivalente à quantidade de CO2 e outras partículas nocivas emitidas por uma cidade com 600.000 habitantes num ano. A Renault compromete-se a manter altas as suas ambições nesta matéria e promete manter esta tendência, reduzindo anualmente 3% a sua pegada de carbono até 2016.
São vários os pontos desta estratégia que a marca destaca. Além do mais visível, que é a redução das emissões médias dos seus automóveis para 114g/km de CO2, o fabricante francês também diz que 16% de todo o plástico usado na construção dos seus automóveis já é proveniente de produtos reciclados. O processo de produção e a logística também são abrangidos por esta filosofia ambiental, através da construção de unidades mais eficientes e com o uso de transportes menos poluentes, optando por comboios e navios em vez de caminhões. A Renault refere também a otimização do espaço de carga, que evitou que mais de 9000 veículos pesados de mercadorias circulassem em território europeu.
Um último ponto referido nesta estratégia passa pela consciencialização dos funcionários, indicando-lhes e promovendo formas de contribuírem para esta iniciativa ecológica. Para isso foi incentivado o trabalho a partir de casa, a comunicação através das novas tecnologias ao invés de deslocações e a opção pelo uso dos transportes coletivos de passageiros.
Veja o vídeo em que a Renault explica como reduziu as suas emissões em 10% nos últimos três anos:
Envie para um amigo