Publicado em 30/03/2015
Fonte: Imprensa Volkswagen
Dia Mundial da Água no Paraná
A Federação das Indústrias do Paraná - FIEP realizou, em 23 de março, um encontro para reflexão sobre o panorama de crise nos recursos hídricos, em especial na indústria. Na ocasião, atores de várias instituições discutiram possíveis alternativas para o uso e reúso da água. Entre eles, o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic e a vice-governadora do estado, Cida Borghetti. Confira aqui.
Case Volkswagen
No Dia Mundial da Água (22/3), a Volkswagen do Brasil comemora a redução de cerca de 11% no consumo de água por veículo produzido em suas quatro fábricas no País, sendo três no Estado de São Paulo (São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos – fábrica de motores) e uma em São José dos Pinhais – PR. A economia de água foi registrada ao comparar o fechamento de 2014 com 2010, e está alinhada ao programa mundial da Volkswagen “Think Blue. Factory.”, que tem a meta de reduzir em 25% os consumos de água e energias, a destinação de resíduos do processo produtivo a aterros e as emissões de CO2 e de solventes até 2018 (em relação a 2010), em todas as fábricas da Volkswagen no mundo.
O programa “Think Blue. Factory.” é parte da iniciativa global “Think Blue.”, da Volkswagen, que tem a meta de se tornar a fabricante de veículos mais sustentável do mundo. Lançada em 2010, a iniciativa global “Think Blue.” incorpora o objetivo de criar soluções e veículos ecologicamente corretos, tornando a mobilidade mais eficiente, sustentável e acessível a todos. O conceito também pretende influenciar a consciência pública sobre a importância da sustentabilidade.
A redução do consumo de água na Volkswagen do Brasil é resultado de investimentos em processos cada vez mais eficientes, captação e reúso do recurso, além de ações criativas desenvolvidas em todas as fábricas. “A Volkswagen do Brasil trabalha para que os processos produtivos utilizem cada vez menos água. O maior desafio é reduzir o volume de água na produção dos veículos; para isso, a empresa investe em processos e equipamentos extremamente inovadores e cada vez mais eficientes, que ao mesmo tempo aumentam a qualidade e a velocidade da fabricação. A empresa também reaproveita e capta o recurso, além de agir de forma estratégica, desenvolvendo iniciativas criativas para economizar água nas mais diversas áreas”, afirma o diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.
Confira algumas iniciativas da Volkswagen do Brasil para economizar água
A Nova Pintura da fábrica de Taubaté estabeleceu padrões inovadores de tecnologia e proteção ambiental, se tornando referência na indústria automobilística brasileira. As inovações da área tornaram o processo de pintura ecológico, reduzindo em cerca de 23% o consumo de água por veículo produzido e em 30% o consumo de energia, em comparação a uma pintura convencional. Aliada a equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético, a unidade também utiliza tintas à base d'água, permitindo uso mínimo de solventes e gás natural. Para a implementação da Nova Pintura, foram investidos R$ 427,8 milhões.
Em todas as fábricas da Volkswagen do Brasil, 100% dos veículos produzidos passam pelo teste de estanqueidade, na fase final da Montagem, para assegurar a qualidade da vedação; são verdadeiros “túneis de água”, como uma tormenta. A água utilizada no teste, já há anos, vem sendo coletada, filtrada (em filtros de areia) e recirculada, buscando o aproveitamento máximo do recurso. O aperfeiçoamento desse processo trouxe uma economia adicional, ao processo já existente de recirculação, de 698.000 litros nas três unidades produtivas da Volkswagen.
Na fábrica Anchieta, uma parceria com a Sabesp para fornecimento de água industrial permite que essa unidade da Volkswagen envie até 840 mil m³ de esgoto por ano para ser reciclado. Após o tratamento dos efluentes industriais, o esgoto da fábrica, inclusive o doméstico, é enviado para um coletor específico da Sabesp, conectado à fábrica Anchieta. Esses efluentes são enviados à Estação de Tratamento de Efluentes do ABC, no entorno de São Caetano do Sul, onde recebem novo tratamento. Em seguida, a Sabesp retorna parte do efluente para ser utilizado em processos industriais de outras empresas da região.
A fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, em São Carlos, também conquistou avanços significativos em preservação dos recursos naturais e consumo consciente. Para a produção da nova geração de motores que equipam modelos como up!, Fox BlueMotion e as linhas 2015 da Saveiro Cross e Gol Rallye, foram implementadas linhas inovadoras de usinagem (processo que transforma a peça bruta em acabada). Altamente modernas, essas linhas contam com o sistema MQL (Mínima Quantidade de Líquido), no qual a necessidade de emulsão oleosa (formada por água e óleo refrigerante), típica dos processos de usinagem, foi drasticamente reduzida. Esse sistema utiliza em média 0,1l por hora de emulsão oleosa por máquina, o que reduz em 99% o seu consumo na etapa de usinagem, quando comparado ao sistema usual. Também na fábrica de motores, a troca de mais de 200 torneiras convencionais por automáticas e outras melhorias nos sanitários economizam 2,9 milhões de litros de água por ano.
Na fábrica de São José dos Pinhais, a água utilizada para verificar preventivamente o funcionamento das bombas da rede de incêndio é reutilizada para resfriar equipamentos de áreas produtivas, como alicates de solda e solda a laser, na Armação; e compressores, no setor de Utilidades. Trata-se de uma medida aparentemente simples, mas que economiza aproximadamente 10 milhões de litros ao ano.
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