Publicado em 05/11/2015
Por Aline Bortoluzzi
Os Observatórios Sesi/Senai/IEL realizaram, em 26 de outubro, o III Autopeças Paraná Summit, um evento com intuito de colaborar para a competitividade e adensamento da cadeia de fornecedores do setor automotivo da região. O encontro foi uma iniciativa do Grupo de Trabalho da Cadeia de Fornecedores do Setor Automotivo – RMC, com base na “Variável 8 – Cadeia de Suprimento”, do estudo que rege este trabalho.
Montadoras, fabricantes de autopeças, sistemistas e implementos rodoviários puderam apresentar suas demandas, produtos e oportunidades, interagindo para uma maior regionalização da cadeia. Dando sequência à edição do mês de julho, com foco em peças e componentes plásticos, esta teve como segmento: Metal-mecânico: estampados, forjados, fundidos e usinados. Porém, o convite abrangia as diversas empresas de suprimentos.
Confira abaixo, a lista de empresas presentes:
Profissionais das áreas de fornecedores, compras, logística e suprimentos de 23 empresas do Setor automotivo do Paraná e região estiveram presentes. Os trabalhos iniciaram com a apresentação da Metalúrgica Schwarz, empresa fornecedora de peças usinadas e forjadas. Da mesma forma, a Tuper, empresa localizada em SC, a poucos quilômetros da fronteira com o Paraná, fabricante de tubos especiais e escapamentos.
Quanto às montadoras, além da Caterpillar, representada por vários profissionais da área de desenvolvimento de fornecedores, a Renault também esteve presente expondo suas demandas específicas de fornecimentos para o segmento.
Nério Vicente, pesquisador do Instituto Senai de Inovação – Eletroquímica, apresentou os serviços e produtos de inovação tecnológica para vários nichos da indústria, como o automotivo e metal-mecânico. Inédito no Brasil e na pesquisa aplicada à competitividade da indústria, o Instituto realiza ensaios, estudos aplicados para análise de corrosão e proteção, tintas inteligentes, otimização de processos eletroquímicos, tratamento de águas residuais com metais pesados, entre outros.
No momento da rodada de negócios e interação entre empresas, essas puderam realizar networking, exposição de peças e desenvolver novas parcerias. Outras instituições parceiras também estiveram presentes, como a Fomento Paraná e o Núcleode Qualificação de Fornecedores – IEL.
A realização deste encontro foi apoiada pelos três sindicatos de fabricantes de autopeças ligados ao processo, Sindipeças/PR – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, Simpep – Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná e o Sindimetal/PR – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Paraná.
Entre em contato aqui, para obter informações sobre as próximas ações.
Envie para um amigo