Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Desafio Renault aproxima jovens da indústria automobilística

Publicado em 18/12/2014

Renault abre as portas da empresa para estudantes

Por Aline Bortoluzzi

Na manhã de 12 de dezembro, foi realizada a banca final do Desafio Renault Experience 2014. Trata-se de uma oportunidade para universitários de todo o Brasil mostrarem o seu talento nas áreas de Engenharia, Negócios, Comunicação e Design.

O projeto “[W2TOP] Women to Top - Desenvolvendo o lado feminino para a liderança” recebeu o 1° lugar na categoria Negócios. Os estudantes da UFPR, Caio Henrique Pitta e Thiago S. Teixeira, desenvolveram um trabalho com objetivo de tornar a Renault uma referência em liderança feminina e potencializar o tema dentro da empresa, um tabu no ambiente empresarial.

A professora orientadora da equipe, Natália Rese enfatiza que a Universidade e empresas ainda “conversam” muito pouco, sendo uma contradição, já que é a academia que irá formar os futuros profissionais destas organizações. “A sinalização de abertura que a Renault apresenta com a proposição do desafio aos universitários é tanto uma “chamada de atenção” das universidades para o seu papel, quanto um primeiro passo muito importante para a proposição de outros espaços de conversa”, explica Natália.

Para Thiago, “esse contato avançado com a academia, além de contribuir com ideias e conteúdo atualizados por parte desses jovens, amadurece desde cedo um relacionamento com a empresa que pode se beneficiar da atração de talentos no longo prazo.”

Podem ser inscritos trabalhos de conclusão de curso, projetos de iniciação científica entre outras produções acadêmicas. Os alunos inscritos passam, durante o ano, por várias etapas de eliminação e classificação. No processo, os alunos também fazem visitas à Renault para se aproximarem da empresa.

Em um setor altamente competitivo como o automobilístico, os estudantes são avaliados, pela primeira vez, por lideranças de uma grande empresa. “A postura diante de lideranças tão relevantes no contexto empresarial precisa ser trabalhada; os questionamentos feitos, que exigem embasamento, raciocínio lógico e uma visão de resultados, demonstram aos estudantes o que se espera deles na prática profissional”, também destaca a professora Natália.

Ações como esta do Instituto Renault reforçam o estudo de Cenários e suas Variáveis.

Pela conquista do primeiro lugar, a equipe foi premiada com a quantia de R$ 10 mil; e sua orientadora, com um tablet. Na categoria Negócios, também concorriam ao prêmio final, projetos da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Mackenzie. Saiba mais aqui.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube