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Curitiba testa primeiro ônibus híbrido elétrico de segunda geração

Publicado em 30/06/2016

Em parceria com a Volvo, o veículo será testado durante 6 meses sem custos para a cidade

Fonte: Paraná Online

A partir do dia 18 de julho, a linha Juvevê/Água Verde passará a contar com o primeiro ônibus híbrido elétrico com tecnologia plug in a entrar em operação na América Latina. O novo ônibus, fabricado pela Volvo e apresentado pelo prefeito Gustavo Fruet em 29 de junho, reduz em até 75% o consumo de diesel e a emissão de poluentes e consome 60% menos energia que um similar movido a diesel, proporcionado um expressivo ganho ambiental.

O veículo será testado durante seis meses, sem qualquer custo para a cidade. “É mais um passo que Curitiba dá na direção da sustentabilidade. Estamos preparando a cidade para o futuro, incorporando novas tecnologias, implantando soluções capazes de reduzir a emissão de poluentes e o número de acidentes de trânsito”, disse o prefeito, que agradeceu a parceria da Volvo, do governo sueco e das universidades locais no projeto de eletromobilidade em Curitiba, e da Siemens e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) no projeto do HibriPlug.

Hibri Plug

O presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta, destacou a parceria da companhia com Curitiba no desenvolvimento de projetos inovadores. “Costumo dizer que somos mais curitibanos que suecos. Mantemos com Curitiba, cidade sede do Grupo Volvo continente, uma longa história para a demonstração e desenvolvimento de tecnologias e soluções de transporte que ofereçam mais qualidade aos sistemas de transporte e atendam às demandas e compromissos globais de redução de emissões”, afirmou.

O HibriPlug é a segunda geração de ônibus de baixa ou zero emissões de poluentes desenvolvidos pela Volvo. Já operam em Curitiba dois modelos da primeira geração – o híbrido padron e o híbrido articulado, que está sendo testado desde abril. Como seus antecessores, o HibriPlug também funciona com dois motores, um elétrico e outro a combustível – podendo operar em modo 100% elétrico em áreas definidas (período em que não emite poluentes e é totalmente silencioso), e em modo híbrido em qualquer parte do percurso.

Ao contrário dos outros modelos, no entanto, o novo ônibus precisa ser carregado numa estação fixa que, neste caso, foi instalada na pracinha que fica na confluência da Rua dos Funcionários com a Menezes Dória, no bairro Juvevê, ponto final da Linha Juvevê-Água Verde. A estação foi desenvolvida pela Siemens.

O tempo total de recarga é de apenas seis minutos e a bateria tem autonomia de oito a dez quilômetros. Quando a autonomia do veículo no modo 100% acaba, ele entra no modo híbrido, em que o motor a diesel e o elétrico trabalham de forma paralela.

Além de receber as recargas rápidas nas estações, a bateria do ônibus também é carregada com a energia regenerada pelas frenagens do veículo, assim como acontece como os modelos Hibribus e Hibriplus, já em circulação em Curitiba.

 

O custo da energia será bancado pela empresa Auto Viação Redentor Ltda, parceira do projeto, e compensado com a redução do consumo de combustível (diesel).

“Ao investir na eletromobilidade, estamos cruzando uma nova fronteira no transporte público em Curitiba – um esforço que se soma a outros avanços recentes, como a redução no tempo de deslocamento com as faixas exclusivas e a abertura dos dados do sistema”, disse Roberto Gregório da Silva Junior,  presidente da Urbs, empresa que gerencia o sistema de transporte da capital.

Testes

A linha escolhida, que transporta 2,2 mil passageiros por dia, tem um trajeto de 11,2 quilômetros. Como a autonomia da bateria é de até 10 quilômetros, parte do trajeto será feita com o motor a combustível.

A idéia é avaliar o desempenho nas duas modalidades. A linha foi escolhida por passar pela região central, onde normalmente há maior índice de emissões de resíduos, já que os ônibus param e arrancam mais vezes. Assim, nessa área o ônibus se deslocará com o motor elétrico em funcionamento.

Na mesma linha Juvevê/Água Verde – portanto nas mesmas condições de operação – vão circular um modelo Hibribus (elétrico + combustível) e um ônibus a diesel padron. O objetivo é avaliar e comparar a performance de cada um dos modelos em consumo de combustível, a redução de emissões, a eficiência energética e o custo operacional. Esse monitoramento será feito on-line, por meio de um sistema fornecido pela Ericsson e que será instalado no Centro de Controle Operacional (CCO), na Urbs.

Silencioso e moderno, o novo ônibus promete se destacar na frota da cidade. Plotado a partir da criação artística da designer Soraya Ribeiro Ribosvski, o HibriPlug é um ônibus padron com capacidade para 90 passageiros, conforto interno, acessibilidade e wi fi.

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