Publicado em 30/03/2015
Fonte: Valor
A previsão de queda no PIB do Brasil em 2015 não está assustando os fabricantes premium, que continuam seus investimentos no país. No caso da BMW, a certeza é de que isso afetará o desempenho do mercado nacional este ano, mas o planejamento local é para longo prazo.
Com referência à Variável 11 - "Indústria Automotiva - Produção de veículos e autopeças", a BMW anunciou que continua seu plano de investimentos no país. A empresa está investindo € 200 milhões na planta de Araquari/SC, onde já produz três modelos e deverá receber mais dois ainda este ano.
Em alinhamento com a Variável 6 "Governo - Política industrial para o setor", o objetivo é aumentar a nacionalização de peças e componentes para reduzir o impacto da alta do dólar e também atender às exigências do Inovar-Auto. Além disso, a BMW acredita que o mercado nacional é promissor em relação ao segmento premium, pois aqui representa hoje apenas 1,5% do total.
Na China e Índia, o luxo tem 10% de participação, enquanto nos EUA representa entre 12% e 15% e por fim, a Europa com 30%. Assim, o fabricante germânico entende que o momento atual é de investir. A planta atualmente produz 50 carros por dia e deve aumentar o quadro funcional de 500 para 800 até o final do ano.
Envie para um amigo