Publicado em 11/06/2019
AUTOMOTIVE BUSINESS EXPERIENCE 2019
O Observatório Sistema FIEP participou, no dia 27 de maio, do Automotive Business Experience 2019 (ABX 2019) em São Paulo. O encontro debateu o futuro da indústria da mobilidade e sua transformação na era digital.
Arena de apresentações ABX 2019. Foto: Observatório Sistema Fiep
ABX19 reuniu um público com mais de 2 mil profissionais que foram
imersos no lema: em meio à disrupção, nós te mostramos novos caminhos. Foram 8 horas de conteúdo, com 151 palestrantes que abordaram assuntos como o futuro do mercado
no Brasil, as tendências da economia na era digital, as inovações da indústria, as projeções dos principais players, a visão
da cadeia de autopeças e sua reinvenção, a importância da legislação e do Rota 2030, diversidade, entre muitos outros.
O evento contou ainda com rodada de negócios que registrou mais de 500 encontros ao longo do dia e com a apresentação de cinco estudos inéditos: Índice de Transformação Digital do Setor Automotivo, Intenção de Compras de Caminhões, o Futuro do Salão do Automóvel, o Horizonte para a Indústria de Autopeças e o Diagnóstico do Grau de Maturidade das Empresas para Aproveitar os Benefícios do Rota 2030.
Na apresentação do estudo Índice de Transformação Digital do Setor Automotivo - feito pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, em parceria com Automotive Business - Eduardo Peixoto explicou que as empresas automotivas têm realizado uma série de esforços rumo a transformação digital, no entanto, 61% dos profissionais desta indústria indicam que as empresas em que trabalham ainda estão longe de alcançar maturidade digital. Apesar disso, 31% dos profissionais sinalizam estarem perto de concretizar a transformação digital e 4% afirmam estarem muito perto.
No painel ?Complexidade e colaboração: o futuro da cadeia automotiva?, os participantes destacaram a necessidade de parcerias no setor para acelerar o retorno dos investimentos
O tema O aftermarket não tem crise. Ele continua em expansão? foi mediada pelo Edson Brasil ? vice-presidente executivo Arteb e conselheiro do Sindipeças ? que apresentou as principais dificuldades que o aftermarket do setor automotivo enfrentará nos próximos anos, como a digitalização e as novas tecnologias automotivas, e principalmente, pelas mudanças de comportamento do consumidor que irá preferir o compartilhamento ao invés de comprar um veículo.
Confira esses e outros temas que aconteceram nos palcos do ABX 19, aqui!
Business Lounge ABX19. Foto: Observatório Sistema Fiep
PAINEL DE ESPECIALISTAS DO SETOR AUTOMOTIVO E AUTOPEÇAS 2031
O Sistema Fiep vem conduzindo iniciativas orientadas ao desenvolvimento sustentável do Paraná e para isso, promoveu, nos dias 16 e 17 de abril, o Painel de especialistas do Setor Automotivo e Autopeças 2031 no Campus da Indústria em Curitiba.
O encontro contou com a participação de especialistas da indústria, academia e terceiro setor que através de processos de inteligência coletiva propuseram ações de impacto, pensadas para curto, médio e longos prazo que uma vez implementadas trarão concretude ao projeto de futuro do setor.
Painel de especialistas Setor Automotivo e Autopeças. Foto: Observatório Sistema Fiep
Após a realização dos painéis, está sendo realizada a consulta web. Nessa consulta, os especialistas que desejam contribuir para a construção do futuro desejado para o setor têm a oportunidade de propor novas ações para o alcance da visão estabelecida ? Cadeia automotiva e de autopeças cooperativa e competitiva, provedora de soluções inovadoras e sustentáveis para a mobilidade.
Quer fazer parte dessa construção coletiva? Participe da consulta web através do e-mail observatorios.setorautomotivo@fiepr.org.br
Ao final do processo de consulta aos especialistas será elaborado um um documento executivo e um roadmap. O roadmap se trata de um mapa sintético que explicita as visões, fatores críticos de sucesso e ações a serem implementadas para a construção do futuro desejado para o Setor Automotivo e Autopeças no estado do Paraná, tendo como horizonte temporal o ano de 2031.
Se interessou pelo assunto? Quer conhecer os Setores Portadores de Futuro já contemplados com um Roadmap? Clique aqui!
Envie para um amigo