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Toyota e Panasonic assinam acordo para produção de baterias para carros elétricos

Publicado em 29/01/2019

A Toyota e a Panasonic estavam em conversações há algum tempo. O objetivo era fechar um acordo que criasse uma parceria dedicada à produção de baterias para os carros elétricos.

Uma aliança com a qual o fabricante do Prius procurou antecipar prazos no lançamento da sua primeira oferta no setor de carros elétricos. Uma secção que a Toyota deixou para trás.

Toyota e Panasonic irão aumentar fornecimento de baterias para carros elétricos

Conforme avançou a imprensa japonesa, foi fechado um acordo entre a Toyota e Panasonic. Este acordo envolverá a abertura de fábricas de produção de baterias no Japão e na China. Assim, os trabalhos deverão começar em 2020, e terão como objetivo alimentar a gama de carros híbridos e elétricos da Toyota.

Produção de baterias com 50 vezes mais capacidade para híbridos

Com esse investimento, os japoneses esperam no início de 2020 lançar a produção em massa de baterias. Estas terão 50 vezes a capacidade das que hoje são usadas em veículos híbridos, com o objetivo de reduzir os custos de produção por meio de maior volume.

Além disso, o objetivo é aumentar também a produção de carros elétricos: híbridos, puros elétricos e plug-in. O número a atingir será 5,5 milhões de unidades até 2030. Algo que irá triplicar as taxas de produção atuais.

No acordo, há também espaço para investigação e desenvolvimento. Desta forma, a Toyota e a Panasonic investigarão conjuntamente novas tecnologias, como o eletrólito sólido. Um dos sistemas mais promissores para melhorar significativamente as capacidades das baterias atuais. Uma aliança na qual, além da Toyota e da Panasonic, podemos encontrar a Nissan, a Honda, a GS Yuasa e também o próprio governo japonês.

Esta aliança Toyota-Panasonic responde ao mercado chinês que este ano começará a aplicar as quotas de venda de carros elétricos, o que a curto prazo obrigará as marcas atrasadas a iniciar propostas elétricas, ou enfrentarão duras sanções. Nalguns casos podem mesmo perder a licença para operar no primeiro mercado de automóveis em todo o mundo.

Assim, a gigante japonesa, segundo produtor mundial em 2018, começa a mover a máquina em pouco mais de um ano para atacar forte o mercado dos carros elétricos.

O empreendimento, no qual a Toyota detém uma participação de 51% e a Panasonic o restante, será anunciado nesta semana.

Fonte: PPLWARE

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