A
Mercedes do Brasil vendeu
500 ônibus urbanos
para empresas operadoras do Transantiago, sistema BRT (Bus Rapid Transit) da capital chilena. O lote se dividiu em 400 unidades
do modelo O 500 U e 100 do O 500 UA articulado, todos na versão Low Entry, para facilitar a entrada dos passageiros.
Para a companhia Buses Vule foram cerca de 150 ônibus, montados com carroceria
Caio. Os demais, encarroçados pela Marcopolo, foram comprados por Metbus, STP Santiago e Redbus Urbano. Os novos veículos
fazem parte do programa de renovação de frota e a venda resulta de uma parceria da Mercedes-Benz do Brasil com o Regional
Center Daimler Latina e a Comercial Kaufmann, representante chilena da Mercedes-Benz.
O mercado chileno é bastante representativo para os ônibus brasileiros. No caso da Mercedes
o país é o segundo maior destino de seus chassis, atrás somente da Argentina. Desde 2007, ano de inauguração do Transantiago,
a montadora vendeu cerca de 3,5 mil modelos urbanos ao País e detém mais de 50% de participação apenas nesse sistema de transporte.
Em 2018 a Mercedes enviou 1,9 mil unidades para o Chile, 27% a mais do que no ano anterior.
O mercado chileno também é importante para a Marcopolo. Respondeu em 2018 por cerca
de 20% de suas vendas ao exterior. A encarroçadora deve negociar em breve algo entre 120 e 160 novas unidades para o sistema
Transantiago.
A fabricante chinesa BYD também está
atenta ao Chile e em dezembro de 2018 entregou
100 ônibus totalmente
elétricos para o sistema Transantiago.
Envie para um amigo