Publicado em 24/09/2018
A VWCO - Volkswagen Caminhões e Ônibus - e a Cervejaria Ambev assinaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento
de um novo modelo de negócio baseado na mobilidade elétrica, no qual as empresas planejam viabilizar o uso da propulsão elétrica,
gerando uma rede de sustentabilidade para o mercado logístico global. O anúncio foi feito pela diretoria da VW Caminhões e
Ônibus e por Guilherme Gaia, diretor de sustentabilidade e suprimentos da Cervejaria Ambev, na presença de Andreas Renschler,
CEO do Grupo Traton, durante o IAA, maior feira de veículos comerciais do mundo, em Hannover, na Alemanha.
O negócio
é revelado um mês após a Ambev anunciar que terá mais de 1/3 de sua frota composta por caminhões Volkswagen elétricos até
2023, que envolve a compra de 1,6 mil veículos movidos a energia limpa, começando pelo VW e-Delivery.
"Firmar este compromisso em uma feira internacional e que traz a mobilidade sustentável como grande tema desta edição é inserir definitivamente a tecnologia da VW Caminhões e Ônibus na rota de desenvolvimento mundial e, mais do que isso, de viabilidade da aplicação elétrica", afirma o presidente e CEO da VWCO, Roberto Cortes. |
O diretor de sustentabilidade e suprimentos da Ambev, Guilherme Gaia, comemora a parceria: "O sonho de criarmos as bases
para a mobilidade elétrica, em prol da sustentabilidade, é cada dia mais real e com este compromisso reafirmamos nossa parceria
para prover novas tecnologias e processos desenvolvidos no Brasil e que podem ser benchmarking para o mercado global. Sustentabilidade
não faz parte do nosso negócio, ela é o nosso negócio", comenta.
A chegada do primeiro caminhão elétrico na frota
da Ambev, um VW e-Delivery, marcará o início dessa parceria. O modelo, que é o primeiro caminhão leve 100% elétrico da América
Latina com zero emissão de CO2, NOX e micro particulados, chegará às ruas do Brasil até o fim deste mês, inaugurando a primeira
fase de testes para determinar a tecnologia mais adequada para atender as operações da Cervejaria Ambev. O modelo será recarregado
com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar.
Segundo a Ambev, os 1,6 mil caminhões
elétricos e movidos a energia limpa devem compor sua frota até 2023 para a distribuição de bebidas das marcas Skol, Brahma,
Antarctica e água AMA. Com isso, deixará de emitir mais de 30,4 mil toneladas de carbono por ano em sua cadeia logística.
Nos últimos cinco anos, a cervejaria, dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica e água AMA, destinou mais de R$
1 bilhão para projetos voltados à sustentabilidade em sua operação.
Além da parceria logística, a Ambev também
será a primeira a utilizar a nova plataforma de conectividade RIO, do grupo Traton, na América Latina, e que estreia primeiro no Brasil em 2019.
Fonte: Automotive Business
Envie para um amigo