Publicado em 24/08/2018
O negócio para compartilhamento de carros será chamado We Share e começará a funcionar no segundo trimestre de 2019, primeiro
em Berlim, na Alemanha, com uma frota de 2 mil carros elétricos a fim de competir com plataformas semelhantes, como o DriveNow
da BMW e o Car2Go da Daimler. O plano visa ainda expandir o serviço para os principais mercados europeus, bem como em cidades
selecionadas da América do Norte a partir de 2020.
A denominação We também será utilizada para caracterizar um
pacote de aplicativos que os clientes da VW poderão acessar com um único login e que estará disponível tanto para carros convencionais
quanto para os novos veículos elétricos da marca. Os serviços incluirão pagamento eletrônico de estacionamento, entrega de
encomendas diretamente no carro, rastreamento do preço do combustível e ofertas dos varejistas locais. Segundo a empresa,
o projeto tem como meta gerar 1 bilhão em receita anual até 2025.
"Seremos uma empresa de dispositivos e software e para lidar com esse desenvolvimento precisamos reinventar o automóvel de algumas maneiras", disse o chefe de estratégia da VW, Michael Jost, durante uma entrevista coletiva em Berlim. |
A VW informa que seus novos veículos terão uma arquitetura eletrônica de TI completamente inovadora, muito mais simples
e totalmente redesenhada para facilitar as funções de direção autônoma. Com estreia também prevista para 2020 na família de
veículos elétricos ID, essa arquitetura permitirá simplificar a inteligência dos veículos concentrando-a em um número menor
de estruturas e computadores com uma linguagem de programação unificada diferente do que é hoje: um carro usa várias centrais
de controle, até 70 em um único veículo, que rodam de forma diferente e independente, cada uma com um software específico
e de diferentes fabricantes. Segundo a VW, no futuro, o software virá de uma única fonte baseada no sistema operacional automotivo
vw.OS.
Dessa forma, as informações coletadas por um sensor de estacionamento, por exemplo, podem estar ligadas
à direção, aos freios e aos mapas de alta definição, para permitir que um carro estacione quando uma câmera a bordo detectar
um espaço de estacionamento gratuito.
"Temos uma visão clara: continuaremos a construir veículos muito superiores, mas daqui em diante, nossos Volkswagens serão cada vez mais dispositivos digitais sobre rodas", disse o membro do conselho e responsável por vendas da VW, Jürgen Stackmann. |
CONVERSA DIRETA COM O CLIENTE |
A VW também realinhou seu modelo de vendas para manter o ecossistema o mais aberto e acessível possível. Pela primeira
vez, os novos contratos com as concessionárias permitem que a Volkswagen se envolva diretamente com os clientes durante todo
o ciclo de vida do veículo. Com isso, os clientes poderão receber ofertas personalizadas sem ter que ir a uma revenda ou oficina
o serviço vai até o cliente.
A espinha dorsal desse ecossistema será uma plataforma a ser utilizada em todo o
Grupo VW. Baseada na nuvem, a One Digital Platform (ODP) vai conectar o carro, o cliente e os serviços. Ela garantirá a conexão
com a nova arquitetura de TI, incluindo os serviços da Volkswagen ou de parceiros integrados no ecossistema da fabricante.
"A Volkswagen está liderando o desenvolvimento do OPD em colaboração com as marcas do grupo. E estamos buscando suporte externo adicional. Logo estaremos anunciando projetos de cooperação e parcerias", disse o diretor de serviços de mobilidade, Christoph Hartung. |
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