Publicado em 26/06/2018
Fonte: Automotive Business
O Grupo Volkswagen concluiu a ampliação de uma de suas fábricas na China que mantém por meio da joint venture com a fabricante local FAW. A unidade de Foshan, localizada em Guangdong, ao sul do país, passou para uma capacidade de 300 mil veículos por ano para 600 mil. Responsável pela produção local dos modelos Volkswagen Golf e Audi A3, a ampliação, conhecida como Fase II iniciou em 2014 e com sua conclusão permitirá a ampliação do portfólio da unidade, como o SUV recém-lançado VW T-Roc e do crossover Audi Q2L, que chega ao mercado chinês em outubro.
A ampliação de Foshan reforça os esforços do Grupo VW em ampliar sua presença produtiva no maior mercado de veículos do mundo: só neste ano, a FAW-VW abriu uma fábrica na cidade de Changchun, no nordeste da China, dedicada à produção do crossover Audi Q5, bem como uma fábrica da marca VW na cidade de Qingdao, no leste chinês. Também nova, a fábrica da joint venture na cidade de Tianjin, no norte, deve começar suas operações nas próximas semanas. Além disso, a JAC VW, joint-venture de veículos elétricos da VW com a JAC (Jianghuai Automobile Co.) iniciou sua produção no mês passado.
O Grupo VW mantém ainda uma terceira parceira, a SAIC Motors, montadora local, cuja operação pode produzir 2,5 milhões de veículos por ano. Com a expansão de Foshan, as três novas fábricas da FAW-VW e a JAC VW, o grupo aumenta sua capacidade de produção anual na China de 1,35 milhão para 5,45 milhões.
Entre as novas fábricas da FAW-Volkswagen, a de Foshan desempenhará um papel fundamental a partir de 2020 para a estratégia de eletrificação dos modelos que hoje são baseados na plataforma MQB: a planta será a responsável pela produção desses veículos que serão montados sobre a MEB, plataforma modular do grupo dedicada a veículos 100% elétricos.
"Por meio desta mega fábrica da FAW-Volkswagen estamos cumprindo nossa promessa de eletrificar a China. Estamos criando uma infraestrutura de ponta para reforçar ainda mais nossa ofensiva de SUVs e nossa estratégia de mobilidade elétrica Roadmap E", afirma o membro do conselho do Grupo VW, presidente e CEO do grupo na China, Jochem Heizmann.
O executivo disse que até 2020, a unidade de Foshan se tornará uma fábrica modelo para a estratégia de veículos elétricos da FAW-Volkswagen e acrescentou que a montagem do sistema de baterias para a plataforma MEB também será realizada nesta mesma planta.
Em seu Roadmap E, planejamento estratégico para veículos elétricos, o Grupo Volkswagen pretende lançar 40 modelos elétricos produzidos na China pelos próximos oito anos, enquanto se prepara para a meta de vender 1,5 milhão de elétricos por ano até 2025.
Com alto grau de automação, a planta de Foshan passa para a vanguarda da indústria local em termos de nível tecnológico, além de capacidade de produção. Na área de prensas, por exemplo, a taxa de automação chegou a 100% e na linha montagem, toda a extensão ganhou conceitos de indústria 4.0, com sistemas de localização inteligente. A área foi reorganizada em formato de H, de modo a encurtar as entregas e movimentação logística para abastecimento.
Envie para um amigo