Publicado em 26/06/2018
Fonte: Automotive Business
O faturamento das empresas de autopeças cresceu 26,2% de janeiro a abril sobre o mesmo período do ano passado. Segundo o Sindipeças, entidade que reúne fabricantes do setor, este foi o melhor primeiro quadrimestre desde 2013 tanto em valor como em taxa de crescimento.
O fornecimento às montadoras cresceu 20,7% no acumulado do ano e todos os outros canais de vendas registraram altas de dois dígitos no faturamento.
- Faça aqui o download dos dados do Sindipeças
As exportações avançaram 35,2% quando medidas em reais e 29,3% em dólares. O Sindipeças ressalta que que a crise cambial e financeira na Argentina (para onde vão mais de 25% das autopeças brasileiras, veja aqui) deve provocar a retração dos embarques nos próximos meses, mas recorda também que a desvalorização mais forte do real entre abril e maio pode servir de estímulo para os negócios com outros países latino-americanos e também com os Estados Unidos e a Europa.
Como consequência da queda de vendas de veículos zero-quilômetro nos anos recentes, as vendas de autopeças para o mercado de reposição mantêm bom fôlego e registraram alta de 17,2% de janeiro a abril sobre iguais meses de 2017. A reposição é a terceira maior fonte de receita do setor, com mais de 15% do faturamento mensal.
EMPREGOS NO SETOR CRESCEM 8,8%
De acordo com o Sindipeças, os empregos no setor de Autopeças cresceram 8,8% no acumulado até abril sobre os quatro primeiros meses de 2017. A utilização da capacidade instalada medida mensalmente teve ligeiro recuo de 73% em fevereiro para 70% em abril "por conta de um ritmo de atividade mais brando", de acordo com a entidade, mas não impediu o avanço dos empregos.
Envie para um amigo