Publicado em 26/06/2018
Fonte: AutoData
Estudo de reputação de marca, realizado pela Merco, apontou escalada das empresas do setor automotivo no ranking daquelas que atuam no Brasil e que possuem melhor reputação. Em nenhum outro dos onze países onde a pesquisa é realizada a indústria automobilística conseguiu desempenho como registrado pelo estudo, que entrevistou 17 mil executivos e outras fontes do mercado.
Entre as cem empresas listadas como as que melhoraram sua reputação no ano passado, a fabricante de veículos melhor colocada foi a Volkswagen.
Os entrevistados utilizaram como critérios o tripé inovação, presença geográfica da companhia e valor da marca. O estudo não aponta diretamente as ações que levaram a empresa a ser a líder.
No entanto a companhia, justamente em 2017, deu início a uma série de iniciativas no campo do marketing e do desenvolvimento de nevas produtos que acabaram refletindo no seu desempenho de vendas ?sobretudo o lançamento do hatch compacto Polo e o anúncio da ofensiva de lançamentos programados até 2025.
Segundo Lylian Brandão, diretora geral da Merco no Brasil, a melhora na posição das empresas do setor automotivo no ranking que avalia o mercado brasileiro há quatro anos, com relação ao resultado de 2016 tem relação direta com o momento de retomada vivido pelo setor: "O fato de as empresas terem adotados estratégias para se recuperar no mercado refletiu diretamente no desempenho delas no estudo".
A evolução do setor na lista geral se deu da seguinte forma: a Volks passou de 47° lugar para o 18°, a Toyota melhorou três posições, passando de 22° para 19°, a Honda de 35° para 22°. A Volvo saltou da centésima posição para a 2T. No ranking que engloba apenas as fabricantes de veículos comparecem, pela ordem, WV, Toyota, Honda, Volvo, FCA, Mercedes-Benz, General Motors, Ford, Renault e Grupo CACA como as dez melhores colocadas.
Em termos de debilidades apontadas pelos entrevistados sobre as fabricantes o setor, ainda tem um caminho a percorrer principalmente em transparência da informação econômica" e no item "responsabilidade social e meio ambiente"
Envie para um amigo