Publicado em 06/04/2018
Fonte: Automotive Business
Até a Porsche entendeu que precisa eletrificar seus supercarros se quiser manter posição firme na indústria automotiva nos próximos anos. A companhia confirmou que o modelo elétrico Mission E, que tem versão de produção prevista para 2019, contará com diversas configurações, incluindo uma possível opção Cross Turismo, de quatro portas, derivada do conceito apresentado no Salão de Genebra. Com a ampliação da oferta de produtos, a marca projeta que os automóveis elétricos e híbridos responderão por 25% de suas vendas em 2025.
O anúncio foi feito durante a divulgação dos resultados financeiros da companhia, que elevou o lucro operacional em 7% em 2017 na comparação com o ano anterior, para ? 4,1 bilhões, com melhora no retorno sobre vendas, que chegou a 17,6%. Assim, enquanto o Grupo Volkswagen, que controla a Porsche, resolvia os problemas causados pelo dieselgate, a fabricante de carros esportivos teve mais um ano positivo e permaneceu como a mais rentável do conglomerado automotivo, com aumento de 8% no seu número de funcionários, que chegou a 29,7 mil pessoas no mundo. As vendas da marca evoluíram 4% e somaram 246,3 mil veículos.
? 6 BILHÕES PARA ELETROMOBILIDADE
?O sucesso financeiro confirma a nossa estratégia. Vamos usar a nossa rentabilidade elevada para dar suporte ao plano de desenvolvimento futuro?, declarou Oliver Blume, CEO da empresa, ao apresentar os resultados. E, quando se trata de investimentos, a marca alemã não está para brincadeira: a empresa dobrou os aportes previstos para os próximos anos e vai aplicar ? 6 bilhões em eletromobilidade até 2022. O valor será investido na eletrificação da atual gama de produtos e no desenvolvimento do Mission E em toda a sua diversidade de configurações.
A marca alemã aponta que o objetivo é se apoiar em três pilares para desenvolver seus negócios no médio e longo prazos. O primeiro é a produção de modelos a combustão otimizados, com mais eficiência energética. O segundo objetivo é ampliar a oferta de híbridos plug-in e o terceiro pilar da estratégia é voltado aos carros esportivos puramente elétricos. ?Cada região do mundo está se desenvolvendo em um ritmo diferente. Por isso estamos nos preparando para ser o mais flexíveis possível?, defendeu Blume.
COOPERAÇÃO COM A AUDI
O peso da Porsche para o Grupo Volkswagen é crescente. Depois do escândalo causado pela fraude em carros a diesel fabricados pelo conglomerado alemão, a Audi perdeu volume de vendas e lucratividade globalmente. Assim, o plano é aumentar a colaboração entre as duas marcas da organização para economizar no desenvolvimento de produtos e acelerar a evolução para os próximos anos.
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