Publicado em 26/10/2017
Fonte: Ambiente e Energia
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, reuniu-se, em Campo Grande-MS, com os empresários da Brave-Brasil Veículos Elétricos para tratar sobre a instalação da empresa na Capital para tratar sobre a instalação da empresa na Capital.
“Os empresários da Brave-Brasil procuraram Mato Grosso do Sul na busca por informações de um local que dê competitividade para os seus produtos. Em um primeiro momento, a montadora de veículos elétricos se instalaria em Campo Grande e depois seria aberta uma filial da empresa na região de fronteira com o Paraguai para a produção de baterias para os veículos elétricos, beneficiando-se do Programa Fomentar Fronteiras oferecido pelo Governo do Estado”, detalhou.
Empresários da Brave-Brasil Veículos Elétricos foram recebidos pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen e autoridades locais. Empresários da Brave-Brasil Veículos Elétricos foram reebidos pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, e autoridades locais.
Sérgio Longen explica que os empresários entendem que Mato Grosso do Sul oferece condições para abrigar o empreendimento, pois tem a segurança jurídica necessária para que a Brave-Brasil possa produzir sem problemas.
“Trata-se de uma montadora de veículos elétricos que também procura avançar em outros projetos que vão ser desenvolvidos em parceria com o Senai na área de pesquisa e inovação. Eles querem trabalhar com fontes de energia alternativas para veículos e nós poderemos auxiliá-los por meio do ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa), em Três lagoas”, detalhou.
Vendas Industriais e o Mercado de Carros Elétricos
Licio Melo que é especialista em Vendas Industriais e CCO da CityCorp, afirma que o mercado de veículos elétricos é cada vez maior em todo o mundo e que um relatório da consultoria financeira Morgan Stanley divulgado em 2016 indica que em 2025 carros elétricos já representem 15% do mercado mundial, isto é três vezes mais do que previsões de crescimento anteriores, atualmente eles são apenas 0,86%. Licio Melo especialista em Vendas Industriais afirma que somente a Daimler vai investir 10 bilhões de euros neste mercado.
Segundo Licio Melo mudanças bruscas neste mercado só podem acontecer quando os governos oferecem a retaguarda necessária para novos investimentos, isto é, primeiro o governo acena e depois o mercado faz sua parte. Ele dá como exemplo a Noruega, lá segundo o consultor, em janeiro de 2017, 37% dos novos veículos em circulação na Noruega eram movidos a eletricidade.
A frota de carros elétricos, que não emitem gases tóxicos totaliza mais de 100 mil unidades e esperamos que em 2020, eles já sejam 400 mil. Hoje, com uma população de apenas 5 milhões de pessoas, o País é visualizado como um micromercado estilo balão de ensaio do que poderá ocorrer no resto do mundo, visto que em 2012, os veículos elétricos representavam apenas 1% da frota do país e atualmente, apenas cinco anos depois, já são mais de 5%.
Ainda de acordo com o especialista, se olharmos o mercado chinês a partir do prisma do número de vendas, fica claro também o aumento da produção de veículos elétricos. Relativamente o mercado lá ainda é muito pequeno, porém se olharmos em termos absolutos, atualmente é o maior do mundo, um total de 351 mil carros movidos a energia elétrica foram vendidos na China em 2016.
Envie para um amigo