Toyota investe R$ 5 mi em São Bernardo
Publicado em 14/08/2017
Montadora inaugurou, em sua fábrica de São Bernardo do Campo, o primeiro centro de visitas da montadora no Brasil
Fonte:
Automotive
BusinessA
Toyota inaugurou em sua fábrica
de
São Bernardo do Campo (SP) o primeiro centro de visitas
da montadora no Brasil. A nova área tem 750 metros quadrados, resulta de um investimento de R$ 5 milhões e receberá
200 pessoas por semana.
Essa é a terceira
etapa do São Bernardo Reborn, um projeto de R$ 70 milhões para revitalização da unidade iniciado
em março de 2015. Naquele ano a empresa deslocou a sede administrativa da cidade de São Paulo para a fábrica
do ABC, implantou o terceiro turno do setor de forjaria (para produção de bielas e virabrequins do Etios) e
também sistemas de reúso de água e captação de energia solar.
Num segundo momento, em agosto de 2016, a montadora inaugurou o centro de pesquisa
aplicada, onde faz testes de emissões, avaliação de novos materiais, da capacidade técnica de
fornecedores e também é dotado de um centro de design capaz de desenvolver séries especiais de modelos
já existentes.
Centros de visitas são
uma tradição em fábricas da Toyota. O do Kentucky, nos Estados Unidos, custou cerca de US$ 10 milhões.
“Quando presidi aquela fábrica, via todos os dias os grupos de estudantes chegando. Era a atração
mais visitada da cidade. Algumas escolas a incluíram na grade curricular”, afirma o CEO da Toyota para a América
Latina e Caribe, Steve St. Angelo.
BANDEIRANTE NÃO PODERIA FALTAREntre as atrações do espaço brasileiro está o último jipe Bandeirante produzido
pela Toyota de São Bernardo do Campo, em 2001. O modelo começou a ser trazido para o Brasil em 1959 e resultou,
em 1962, na inauguração da unidade do ABC. Foi a primeira fábrica da Toyota erguida fora do Japão.
O centro de visitas também guarda um Corolla
1966, mas fabricado no Japão. A produção local do sedã começou somente em 1998, quando
a empresa inaugurou a unidade de Indaiatuba (SP). O primeiro Etios fabricado no Brasil, em 2012, também pode ser visto
no espaço recém-inaugurado. Outro destaque é um Prius semidesmontado, com a carroceria pendurada e a
parte inferior (rodas, assoalho e motorização) presa sobre uma base inclinada.
No Brasil também há a intenção de atrair estudantes
e a comunidade local, mas qualquer pessoa poderá agendar o passeio gratuito entrando no site da montadora e acessando
o link do programa de visitas. De acordo com dados da prefeitura de São Bernardo do Campo, anualmente as fábricas
locais recebem 3 mil visitantes vindos do exterior. As atividades na nova área da Toyota começam para valer
em 2018, mas até o fim de 2017 haverá passeios em caráter de teste. O local também tem um auditório
para 100 pessoas. Uma equipe terceirizada será a responsável por guiar os visitantes.
A unidade de São Bernardo do Campo emprega 1.465 funcionários.
Entre os produtos que fabrica estão componentes de motor para o Etios brasileiro e também para os Camry e Corolla
fabricados nos Estados Unidos, que terminaram em primeiro e terceiro lugares em 2016 entre os automóveis daquele mercado,
com 338,6 mil e 380,5 mil unidades, respectivamente.
Envie para um amigo