Ford investe em manufatura para o novo EcoSport
Publicado em 11/08/2017
Planta de Camaçari apresenta novas tecnologias de alta precisão
Fonte:
Automotive
BusinessHá dois anos a fábrica de
Ford em
Camaçari (BA) vem se preparando para produzir o novo
EcoSport.
Desde março, a planta opera em três turnos como preparação para o lançamento. Entre as novidades,
estão diversos sistemas de manufatura, como o de medição a laser para montagem da carroceria. A nova
tecnologia oferece alta precisão nos parâmetros de montagem (
veja vídeo
abaixo).
Denominado Net Forming &
Piercing, o sistema laser é similar ao utilizado pela Ford para a produção do Mustang na planta de Flat
Rock, nos Estados Unidos. Ele escaneia cada peça de forma individual e por meio de cálculos vetoriais, fornece
aos robôs os pontos exatos para a sua furação.
“O Novo EcoSport é o segundo veículo no mundo, depois do Mustang, a utilizar esse processo. Ele
elimina eventuais variações dimensionais nas peças e traz uma precisão maior na montagem, com
tolerâncias de menos de meio milímetro”, diz o gerente do Complexo Industrial Ford Nordeste, Silvio Illi.
A fábrica também recebeu 22 novas máquinas
robotizadas na área de carroceria, novos manipuladores e equipamentos na linha de montagem, gerando um amplo programa
de treinamento para os trabalhadores. Na estamparia, cujas prensas automatizadas de alta capacidade para 800 peças/hora,
foram instalados novos ferramentais para a produção de peças mais complexas, como o capô, teto
solar e painéis de portas do EcoSport. A linha de montagem ganhou novo layout, o que melhorou o fluxo e o sequenciamento
de peças. Os pneus, por exemplo, são abastecidos por um novo transportador aéreo com sistema de caracol
e novos braços pneumáticos foram adotados para a instalação de itens como teto solar, capô
e radiador.
O gerenciamento da qualidade tem agora
um sistema à prova de erro que reconhece o veículo sendo montado na linha e, por meio de luzes, direciona o
operador para as peças corretas a serem utilizadas. O sistema faz ao mesmo tempo o controle de estoque e avisa se uma
peça errada for retirada. Além disso, antenas de radiofrequência instaladas na linha para ativam automaticamente
o sistema de monitoramento de pressão dos pneus – item de série em todas as versões do Novo EcoSport.
Para checar a parte eletrônica e a arquitetura elétrica do veículo é usado um sistema avançado
de programação, ajuste e diagnóstico, chamado ECATS.
“Com o investimento feito em manufatura, tecnologia e treinamento, tudo contribui para a fábrica funcionar
como um relógio. O Novo EcoSport é um dos melhores lançamentos que já fizemos, com um grande entrosamento
entre todas as áreas envolvidas e estamos preparados para acelerar a produção”, completa Illi.
Envie para um amigo