Publicado em 14/06/2017
Fonte: Agência Fiep
Com o objetivo de se aproximar cada vez mais das indústrias paranaenses, a Fiep realizou, em 12 de junho, sua reunião mensal de diretoria na sede da Volvo, em Curitiba. Os diretores conheceram a linha de produção da empresa, que é líder no segmento de caminhões pesados na América Latina, e dialogaram com executivos da multinacional sueca.
Instalada desde o final da década de 1970 na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), em uma área de 1,3 milhão de metros quadrados, a Volvo produz atualmente na fábrica 39 caminhões por dia, além de chassis de ônibus, motores, caixas de câmbio e outros componentes. A produção atende o mercado brasileiro e também de outros países, especialmente Argentina, Chile, Peru e Colômbia.
Apesar de operar atualmente abaixo de sua capacidade instalada por conta da crise econômica, o presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, que recebeu a comitiva da Fiep, disse acreditar na recuperação do país. “A visão de longo prazo da Volvo é que, com certeza, o Brasil tem um futuro promissor”, disse. Tanto que, no início de 2017, a Volvo anunciou investimentos de R$ 1 bilhão na América Latina para os próximos três anos. Boa parte dos recursos será aplicada na fábrica de Curitiba.
Para o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o contato da diretoria da entidade com a empresa foi uma importante oportunidade para que a Federação tenha uma melhor percepção sobre a realidade vivida pela empresa. “Essa troca de informações é importante para definir a atuação da Fiep em busca de maior competitividade para a indústria paranaense”, disse. “E é um orgulho para a Federação ter aqui no Paraná uma empresa como a Volvo, reconhecida por sua qualidade e inovação”, acrescentou.
O vice-presidente de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos do Grupo Volvo América Latina, Carlos Ogliari, também destacou o intercâmbio de informações como o ponto alto do encontro. “É uma troca em que todos ganham. Ao receber os diretores da Fiep, além de mostrar a Volvo, também temos a oportunidade de falar sobre os nossos desafios”, afirmou. “A partir disso, é possível transformar esses desafios em novas pautas para a Fiep trabalhar junto aos diferentes públicos institucionais. Pautas essas que vão agregar valor não somente à Volvo, mas a toda a indústria do Paraná”, completou.
Além de conhecer parte da linha de produção da Volvo, a diretoria da Fiep visitou também o Memorial da Segurança no Transporte, anexo à fábrica. Único espaço dedicado ao tema na América Latina, o memorial promove uma visão sobre segurança desde a pré-história até os dias atuais. O local foi projetado com o objetivo de promover a experimentação, para que o visitante perceba a importância da segurança por meio de atividades lúdicas e interativas. Entre os destaques estão simuladores de “crash test”, de capotagem e de impacto.
A Volvo do Brasil é participante da Articulação do Setor Automotivo. Para mais informações sobre a Articulação Setorial, entre em contato:
Email: observatorios.setorautomotivo@fiepr.org.br
Tel.: 41 3271-7443
Envie para um amigo