Publicado em 05/05/2017
Fonte: Tribuna do PR
Metalúrgicos da Renault, em São José dos Pinhais, aprovaram em 4 de maio a proposta do acordo salarial de 2017 negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) com a montadora. Com isso a greve iniciada no dia anterior foi encerrada com os trabalhadores já retornando ao expediente.
A proposta aprovada na assembleia liderada pelo SMC consiste em uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no valor de R$ 24.860,00 para 100% das metas. A primeira parcela de R$ 19.300,00 será paga até o final deste mês. A segunda parcela será paga em fevereiro de 2018. Além da PLR, o acordo ainda determina o aumento nos salários e no vale-mercado, com o reajuste baseado na reposição da inflação (INPC), a ser realizado no mês de setembro, data-base dos metalúrgicos das montadoras.
A fábrica da Renault emprega cerca de 6,1 mil trabalhadores, sendo 4 mil do chão de fábrica. Ela produz os modelos Logan, Sandero, Sandero Stepway, Duster, Duster Oroch, Captour, Master. Além do mercado interno a montadora atende Argentina e México.
Veja
também: Metalúrgicos e Operários para e fábricas ficam fechadas na grande SP
A
greve de metalúrgicos da Renault e outras montadoras, bem como a negociação com os sindicatos, permitem
o monitoramento da Variável 21 – “Social – Relações trabalhistas” do estudo
que guia os trabalhos da Articulação do Setor Automotivo.
Envie para um amigo