Publicado em 18/04/2017
Fonte: Reuters
A corrida para desenvolver e explorar tecnologia para veículos autônomos está redefinindo a hierarquia da indústria automotiva, substituindo o relacionamentos lineares tradicionais de produção por complexas redes de alianças e aquisições.
A mudança está por trás de negócios como um anunciado na semana passada entre a Robert Bosch e Daimler, controladora da Mercedes-Benz. Além disso, a fabricante de chips Intel adquiriu a líder em tecnologia de visão automotiva Mobileye e firmou acordo para ajudar a fabricante de carros de luxo, BMW na construção de carros autônomos com sistemas Intel e Mobileye.
As fabricantes de carros estão procurando diferentes caminhos para adquirir talentos em engenharia e tecnologias digitais. Algumas estão apostando em parcerias como o acordo entre a Bosch e a Mercedes. Outras, como a General Motors, preferem trabalhar sozinhas, comprando empresas iniciantes voltadas a veículos autônomos e desenvolvendo a tecnologia internamente.
Já a Waymo, da Alphabet, e a fornecedora de autopeças Delphi Automotive estão oferecendo sistemas a companhias como Fiat Chrysler , que optaram por não investir em seus próprios sistemas de direção autônoma.
"As pessoas estão tentando entender que conjunto de habilidades são necessários para serem as primeiras no jogo e se não tiverem, elas vão fazer parcerias, investir ou comprar", disse Xavier Mosquet, sócio da empresa de consultoria Boston Consulting e autoridade em veículos autônomos.
Segundo ele, a indústria pode não definir um único padrão de colaboração, dada a complexidade dos veículos autônomos e a tecnologia inserida neles.
"Estas diferentes abordagens terão que passar pelo teste do tempo", disse ele. "Em dois ou três anos, veremos quem será bem sucedido com qual abordagem."
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