Publicado em 20/03/2017
Fonte: Automotive Business
O Grupo PSA assinou em meados de março, contrato com a Nordex, fabricante de veículos no Uruguai, e com a Easa, formada pelas importadoras Afsa e Oversil das marcas Peugeot e Citroën, respectivamente, para montar os novos utilitários leves Peugeot Expert e Citroën Jumpy a partir do segundo semestre deste ano. A unidade, localizada na capital Montevidéu possui capacidade para 6 mil veículos por ano e sua produção será destinada principalmente aos mercados de Brasil e Argentina.
O anúncio faz parte da ofensiva da PSA no segmento de veículos comerciais leves para a região da América Latina, cujo potencial é de 1 milhão de unidades por ano (leia aqui). A expectativa da companhia é dobrar as vendas para o segmento em até cinco anos, passando de 30 mil em 2016 para 60 mil em 2021. Além disso, englobando todos os negócios, o objetivo é triplicar o lucro na região no mesmo período.
“O Grupo PSA obteve uma recuperação formidável na região nos últimos anos e esta parceria se inscreve na Core Model Strategy do plano Push to Pass. Ela ilustra o modelo de negócios pertinente que o Grupo está desenvolvendo na América Latina a fim de obter um crescimento rentável”, declarou em nota o presidente mundial do Grupo PSA, Carlos Tavares.
Até o fim de 2018, serão pelo menos seis novos modelos lançados na América Latina: além de Peugeot Expert e Citroën Jumpy, a empresa também trará os renovados Peugeot Partner e Boxer e os Citroën Berlingo e Jumper, que já são vendidos na Europa. “Se queremos crescer, temos que ter produtos modernos”, afirma o vice-presidente de veículos utilitários do Grupo PSA para a América Latina, Frédéric Chapuis, que assumiu o cargo da nova divisão criada em 2016.
O executivo afirma que o plano é cobrir todas as faixas de modelos dentro do segmento de comercial leve. Para isto, também estão nos planos trazer uma nova picape de uma tonelada, que será um dos 34 lançamentos globais do grupo até 2021, dos quais 26 automóveis e oito utilitários, além de um comercial leve de carga chassi cabine, segmento que a PSA nunca atuou por aqui.
Para alavancar as vendas, além de novos produtos, Chapuis conta que está criando junto à rede de concessionárias existentes uma operação dedicada ao novo negócio com foco nas microrregiões do Brasil onde o segmento é mais forte, a fim de garantir pleno atendimento aos clientes.
“É uma oportunidade de uma nova frente de negócios para os concessionários. A rede tem que ser o porta-voz das nossas marcas e dos produtos. Hoje, das 25 praças mais fortes deste negócio no País, estamos presentes em 15 delas. Até o fim deste ano, queremos cobrir todas as áreas, apoiados na rede existente.”
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