Publicado em 20/01/2017
Fonte: Segs
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) inaugurou em 17 de janeiro, o Laboratório de Emissões para Veículos Diesel em São Bernardo do Campo, cidade da região metropolitana.
Similar aos mais modernos do mundo, o mais novo laboratório da agência vai permitir a realização de pesquisas sobre emissões geradas por automóveis e vai dar subsídios ao governo na formulação de políticas públicas de controle da poluição veicular - hoje o grande problema ambiental das regiões metropolitanas.
Essa obra foi construída com recursos financeiros da ordem de R$ 12 milhões, provenientes de um acordo judicial firmado pela ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), com a Cetesb, Ministério Público Federal, IBAMA e Agência Nacional do Petróleo (ANP).
No laboratório, os técnicos vão analisar a concentração de poluentes nos gases emitidos pelos veículos diesel, tais como de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e material particulado (MP), além de amônia (NH3). Por meio desses testes, a Cetesb vai avaliar a qualidade dos motores nacionais e importados dos veículos que rodam no Estado.
Com 663 m2 de área útil, o laboratório foi implantado em um terreno de 15 mil m2, onde já funcionam duas agências ambientais da Cetesb, que atuam na região do Grande ABC.
Envie para um amigo