Publicado em 05/12/2016
Fonte: FAE (com informações de Observatórios Sistema Fiep)
A FAE Centro Universitário recebeu, em 11 de novembro, o 1.º Fórum de Qualidade do Setor Automotivo. A primeira edição do evento abordou os principais desafios do Setor Automotivo da crise econômica atual.
Profissionais atuantes no mercado, representantes das empresas como Mercedes Benz, Instituto da Qualidade Automotiva – IQA, Renault, Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP e a empresa de Business Integrated Solutions, 20.20 trouxeram suas contribuições. Os especialistas apresentaram novas perspectivas de como enfrentar a crise, com uma visão local dos problemas, iniciativas inovadoras e perfil dos profissionais que auxiliarão as indústrias no futuro, reforçando a importância do capital humano nas organizações.
A equipe técnica do Observatórios Sistema Fiep esteve presente no Fórum, participando do debate. Ariane Hinça, coordenadora dos Observatórios do Sistema Fiep, apresentou o trabalho de Articulação do Setor Automotivo que é realizado pela instituição, em conjunto com indústrias, universidades, instituições públicas e outras organizações.
Em especial, Ariane apresentou o “Painel de Crise do Setor Automotivo”, um painel de indicadores do setor, dentro do projeto Sala Prospectiva – Sistema Fiep. Por meio de sistema de Big Data, a plataforma é alimentada periodicamente com indicadores de bases oficiais, como por ex. MDIC, MEC, MTE, Plataforma Lattes, etc. Para painéis específicos como do Setor Automotivo, utiliza-se bases como Anfavea, Sindipeças, Denatran, entre outros. Em tempo real, busca-se indicadores de fácil visualização e apresentação, filtrando-se por temporalidade e localidade.
A equipe dos Observatórios também distribuiu exemplares da publicação Setores Portadores do Futuro para o Estado do Paraná – 2025, que aponta o Setor Automotivo como estrutural no estado.
Segundo o professor dos cursos de Engenharia da FAE, Gilson Paula Lopes de Souza, a iniciativa do evento tem como objetivo oportunizar aos estudantes temas atuais e de relevância no mercado de trabalho.
“O segmento automobilístico é um cenário importante na economia do país. Permitir que os alunos, junto ao mercado, vejam e criem novos olhares, proporciona oportunidade às empresas e, também, qualifica os futuros profissionais do setor. A ideia é dar continuidade ao Fórum com profissionais de diversos segmentos e com conteúdos relevantes e atuais.”, disse.
Envie para um amigo