Publicado em 03/10/2016
Fonte: Notícias Automotivas
Freistadt é uma cidade austríaca, localizada há 200 km ao noroeste de Viena. Próximo de uma vila medieval na região, fica a sede da até pouco tempo desconhecida Kreisel Electric GmbH. Ela foi fundada por três irmãos: Johann, Markus e Philipp.
A Kreisel saiu do quase anonimato para se tornar a estrela mais recente do mundo automotivo. Na verdade, do segmento de carros elétricos. A empresa patenteou um sistema de arrefecimento térmico que preserva a densidade das baterias de lítio, ampliando sua eficiência. Além disso, utiliza técnicas inovadoras de soldagem a laser.
Tudo isso pareceria promissor se a Kreisel ainda não tivesse colocado o processo em produção. Mas eles já fizeram isso. Com um novo método de negócio, a empresa dos irmãos de Freistadt ataca em três frentes ao mesmo tempo, fabricando motores e baterias de lítio para carros, barcos e aviões.
A Kreisel chama atenção porque seu pacote de propulsão elétrica é tido como mais eficiente que aquela apresentada pela Tesla. E isso já está sendo confirmado, pois a holandesa VDL, foi a primeira empresa do setor automotivo a fechar um contrato de fornecimento de motores e baterias, cerca de 2.000 para equipar a van Mercedes-Benz Sprinter, que tem 300 km de autonomia e recarga em 2h. A companhia decidiu pela austríaca por sua tecnologia ser mais eficiente que a da americana.
Os Kreisel dizem que há pelo menos mais dois acordos fechados com fabricantes do setor, sendo que um deles fará pelo menos 100.000 carros nos próximos dois anos, mas mantêm segredo. A empresa diz que responde 20 perguntas por dia, feitas por empresas do setor automotivo, tais como BMW, McLaren e Volkswagen, por exemplo.
Com capacidade para produzir 10.000 veículos convertidos por ano, a Kreisel tem surpreendido no segmento de elétricos. A empresa chamou a atenção com um Porsche Panamera convertido que superou o Tesla Model S em alguns parâmetros. Ele tem autonomia de 450 km e alcança 300 km/h.
Atualmente, um dos protótipos é um VW Caddy e um Skoda Yeti, ambos com alcance de 350 km. O tcheco, por exemplo, vai de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos. Há também conversões de kart e BMW Série 3 Touring com 300 km de alcance, além da própria Sprinter. A Kreisel desenvolveu um pacote doméstico chamado Mavero, que fornece 8 kWh para 2 pessoas ou 11 kWh para quatro, utilizando painéis solares. Ou seja, rivalizando com a americana Solar City, agora da Tesla.
Os irmãos Kreisel recebem visitas constantes de montadoras interessadas na tecnologia. De acordo com seus fundadores, a empresa pode desenvolver um conjunto elétrico (propulsor, bateria e sistemas) em quatro meses, enquanto os fabricantes precisam de no mínimo dois anos.
Envie para um amigo