Publicado em 06/07/2016
Entre os dias 09 e 11 de junho, foi realizado o VI Congresso de Sistemas Lean no Centro de Eventos do Sistema FIEP, em Curitiba. Organizado pela UTFPR e PUCR, o evento vem de um histórico de realizações na região Sul desde o ano de 2007, alcançando cada vez mais abrangência de público. O evento recebeu participação de cerca de 400 pessoas vindas de 12 estados diferentes.
O Sistema FIEP atuou como apoiador do evento, por meio do Senai-PR. A iniciativa de apoio surgiu dentro do Grupo de Trabalho da Cadeia de Fornecedores do Setor Automotivo. Para saber mais sobre o GT e ações da Articulação do Setor Automotivo, clique aqui.
Na abertura do evento (09) estavam presentes o vice-reitor Luiz Alberto Pilatti, o decano da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Neri dos Santos, o presidente da comissão organizadora do evento, Marcelo Gonçalves Trentin, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas do Câmpus Pato Branco, Gilson Adamczuk Oliveira, o vice-presidente para as Américas do Production and Operations Management Society (POMS), Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa, e o diretor do Serviço Nacional da Indústria do Paraná (SENAI), Marco Antonio Areias Secco.
Para o vice-reitor Pilatti, não basta apenas produzir o conhecimento, esse conhecimento precisa ter relevância social. “A possibilidade da produção de conhecimento, em parceria com o setor produtivo, a possibilidade de diferentes atores estarem trabalhando num tema relevante faz a universidade crescer. Vivemos num país que centenas de milhares de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza. A transformação desse país só é possível com a academia, com a indústria se aproximando e produzindo, tecnologia, conhecimento, agregando valor”, completa.
A palestra de abertura do evento foi feita pelo mestre em Gestão de Tecnologia da norte-americana Honsha.org, Sammy Obara. Atualmente, ele auxilia empresas na implementação de Lean por meio da Honsha.ORG, como experiência de mais de 30 anos na área.
No decorrer do evento (09, 10 e 11) foi possível o compartilhamento de experiências e conhecimentos sobre Sistemas Lean nas empresas, na comunidade e sobretudo, na indústria, integrando representantes do meio empresarial e acadêmico. O Lean vem sendo reconhecidamente utilizado nos processos de produção como forma de manufatura enxuta, com objetivo de evitar ociosidade e minimizar desperdícios, bem como, otimização de tempo e logística, identificação de erros nas diversas etapas de produção e entrega de um produto final.
Especialistas presentes na programação do Congresso, de instituições como UFSC, AMBE Consulting, CNH Industrial, Lean Academy, UFRGS, Faurecia, EMBRAER, Lean Way Consulting, Honsha.ORG, Renault, IST Metalmecânica, entre outros, enfatizaram em vários momentos, a necessidade mudança de cultura do indivíduo e da empresa, desde a mão-de-obra fabril até as altas lideranças.
Apesar de sua ampla disseminação, a construção dos comportamentos apropriados e desenvolvimento das competências necessárias continuam sendo um ponto de difícil aplicação.
Ao fim do evento, foi divulgada a cidade-sede da próxima edição do Congresso, que será realizada no Rio de Janeiro – RJ e organizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Envie para um amigo