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Volvo entrega 80 biarticulados para o Equador

Publicado em 17/05/2016

O uso de biarticulados é consagrado em sistemas de BRTs, assim como o de Curitiba

Fonte: Imprensa Volvo

A Volvo Bus Latin America está entregando 80 ônibus biarticulados para sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Quito, capital do Equador. Os veículos foram adquiridos por meio de licitação pública, e vão operar na ampliação do sistema de transporte urbano da cidade. Esta é primeira vez que modelo um biarticulado circula no transporte de passageiros de Quito.

“A cidade está investindo na melhoria de seu sistema de transporte urbano e precisava de um veículo com alta capacidade de passageiros, para atender a demanda dos corredores de BRT”, diz Euclides Castro, gerente comercial de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.

Volvo

O anúncio da entrega deste lote ao Equador, responde ao monitoramento da "Variável 01 - Econômico: Comércio Internacional do Setor Automotivo", do estudo que orienta os trabalhos da Articulação do Setor Automotivo. A Volvo do Brasil é participante ativa em várias ações da Articulação do Setor Automotivo. Para mais informações sobre a Articulação Setorial e demais Grupos de Trabalho, clique aqui.

Os três primeiros chassis foram transportados de avião até a Colômbia, para serem encarroçados pela Superpolo, e atender ao pedido de entrega emergencial da Prefeitura de Quito, para apresentar os veículos no aniversário da cidade.  O veículo possui 27 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros. Por transportar um grande número de pessoas, oferece mais agilidade e eficiência ao sistema.

“O biarticulado é a melhor solução para aumentar a eficiência dos sistemas de transporte urbano nas grandes cidades. Oferece uma melhor qualidade de vida aos passageiros, uma vez que diminui os tempos de deslocamento; além de diminuir emissões e custos operacionais, já que reduz o número de ônibus nas ruas”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

O uso do biarticulado é consagrado em BRTs  considerados referência, como o de Curitiba, no Paraná, e o de Bogotá, na Colômbia.  O veículo é indicado para rotas com alto fluxo de passageiros. Sua maior capacidade permite a manutenção da velocidade média do sistema, uma vez que reduz o número de veículos em circulação.

Um número menor de ônibus nas ruas reduz ainda o número de mão de obra operacional, o consumo em total de litros, e a quantidade de pneus rodando.  Além disso, ao circular por vias exclusivas, sem necessidade de parar em curtas distâncias, o consumo de combustível é otimizado. “São características que garantem o menor custo por quilômetro rodado”, destaca Idam Stival, coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin America.

Experiência Volvo

A Volvo é pioneira no desenvolvimento de veículos para os sistemas de BRT e líder neste mercado. A empresa participou da implementação dos principais BRTs da América Latina.  Na década de 80, forneceu os primeiros articulados para o sistema de transporte de Curitiba. No início dos anos 90 a empresa desenvolveu, no Brasil, o modelo biarticulado para atender o aumento da demanda do sistema de transporte da cidade.  Hoje, os veículos articulados e biarticulados da marca estão presentes no princiapois BRTs do mundo.  

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