Publicado em 11/05/2016
Fonte: Car Blog
A montadora de automóveis ítalo americana Fiat Chrysler anunciou parceria em um projeto de carro autônomo com a gigante da internet Google, a qual expandirá testes de direção autônoma com a nova minivan Chrysler Pacifica 2017 Híbrida. Os engenheiros da FCA trabalharão junto com engenheiros do Google para integrar tecnologia de direção autônoma no veículo. Os carros autônomos têm o potencial para tornar as estradas mais seguras e o transporte mais acessível para milhões de pessoas.
Este acordo marca a primeira vez que a Google trabalha diretamente com um fabricante de automóveis para integrar seu sistema de direção autônoma, incluindo sensores e software, em um carro de passeio.
As minivans Chrysler Pacifica Híbridas serão usadas mais à frente neste ano para os testes de direção autônoma, mais do que dobrando a atual frota de veículos autônomos da Google. As responsabilidades de engenharia serão compartilhadas com base no conhecimento específico de cada companhia. A FCA inicialmente desenvolverá e fabricará cerca de 100 veículos especificamente para a tecnologia de direção autônoma da Google, que integrará o conjunto de sensores e computadores que os veículos precisarão para navegar nas vias autonomamente.
As duas companhias instalarão parte de suas equipes de engenharia em um prédio no sudeste de Michigan para acelerar o desenvolvimento, os testes e a manufatura do Chrysler Pacifica autônomo.
Os carros autônomos têm potencial para evitar mais de 33 mil mortes que ocorrem a cada ano nas rodovias dos Estados Unidos, 94% das quais causadas por erros humanos. Esta colaboração ajudará a FCA e a Google a entender melhor o que será necessário para viabilizar os carros autônomos no mundo.
O carro autônomo da Google atualmente está sendo testado em quatro cidades norte-americanas. A minivan Chrysler Pacifica Híbrida autônoma será testada em um campo de provas privado na Califórnia, antes de circular por vias públicas.
Projeto de Carro Autônomo da Google
O Projeto de Carro Autônomo da Google está trabalhando para desenvolver veículos totalmente autônomos, que têm potencial para tornar nossas estradas mais seguras e ampliar a mobilidade para milhões de pessoas que não podem dirigir. A meta principal é ajudar as pessoas a se deslocarem de A a B ao toque de um botão. Na história de sete anos do projeto, os veículos da frota de teste dirigiram de forma autônoma 2,4 milhões de quilômetros em vias públicas, e estão atualmente sendo testados nos Estados Unidos em Mountain View (Califórnia), Austin (Texas), Kirkland (Washington) e Phoenix (Arizona). O Projeto de Carro Autônomo da Google é parte da X, empresa do grupo Alphabet, que é holding da Google
Envie para um amigo