Publicado em 25/04/2016
Fonte: Agência de Notícias do Paraná
O Paraná tem a melhor estratégia para atração de investimentos da América do Sul, de acordo com análise do Jornal Financial Times FDI Intelligence. A pesquisa "Estados Sul-Americanos do Futuro" - edição 2016/2017, realizada pelo grupo britânico, é considerada uma das mais importantes publicações sobre investimento direto no mundo.
O Estado ficou à frente de Bogotá, São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro em um ranking que tomou como base dados de 28 estados, províncias e cidades da América do Sul. Na pesquisa anterior, que avaliou o período entre 2014 e 2015, o Paraná não entrou na lista de premiados. O ranking foi publicado na última edição da FDI (Foreign Direct Investment) Magazine, revista bimestral do grupo.
"Credito o resultado desse estudo ao programa Paraná Competitivo, que alavancou o maior ciclo de industrialização já visto no Estado, e ao diálogo franco e aberto com os investidores em nossa gestão", disse o governador Beto Richa. "Os investimentos feitos em infraestrutura, especialmente no porto de Paranaguá, em educação e na agricultura também contribuíram para a maior competitividade da economia paranaense", acrescentou Richa.
O governador também enfatizou a ação da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD) e os esforços conjugados entre o governo e o setor produtivo para ampliar a inserção da economia paranaense no mercado internacional.
O secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros, ressalta que o Paraná nunca teve tanto destaque no exterior. “Estamos vivendo uma crise econômica no Brasil e enxergamos uma oportunidade de fazer o Paraná emergir como uma alternativa a grandes estados pela sua capacidade de compreender as necessidades dos investidores e pelos seus diferenciais de competitividade”, disse Barros. Entre os diferenciais ele menciona a Sanepar e a Copel entre as melhores empresas do Brasil na área de energia e de saneamento. “Essa análise resultou na decisão de fortalecer a atuação da APD na busca de investimentos externos. E a divulgação dessa pesquisa só confirma que o Paraná está no caminho certo”, afirmou.
Classe Mundial
No levantamento do Financial Times, o Paraná foi avaliado com base nas estatísticas oficiais dos últimos anos, na atividade e nos resultados da sua agência de promoção e nos projetos de investimentos na região.
“Ser reconhecido internacionalmente por possuir a melhor estratégia significa que o Paraná é capaz de oferecer serviços de classe mundial e ter clareza de propósito. Isso faz com que a Agência Paraná de Desenvolvimento se distingua das demais agências de investimento do Brasil e da América do Sul” diz Adalberto Netto, presidente da APD.
“Essa premiação também abre portas e atrai as melhores empresas, aquelas que são mais competitivas, mais exigentes, com modelo de negócios modernos e que, em geral, possuem os melhores e maiores projetos de investimento”, acrescenta.
A Agência Paraná Desenvolvimento é participante ativa em várias ações da Articulação do Setor Automotivo. Para mais informações sobre a Articulação Setorial e os Grupos de Trabalho, clique aqui.
Digitais
De acordo com o Financial Times, um dos destaques do Paraná e da APD é o uso de estratégias digitais, com o uso de ferramentas analíticas e de internet para reforçar o potencial de investimento, além de uma atuação ativa nas mídias sociais.
Além disso, destaca a realização de roadshows para promoção do Paraná para investidores, o desenvolvimento de um novo site e o engajamento em projetos como do Trem Pé Vermelho, que vai conectar 13 cidades no Norte e Noroeste e beneficiar 2 milhões de pessoas.
Apesar do seu potencial, até pouco tempo atrás, o Paraná não aparecia na lista de localidades de interesse de muitas empresas nacionais e internacionais, de acordo com Netto. “Com a mudança de estratégia da APD, passando a ter uma atuação agressiva no Brasil e no exterior, hoje a marca Paraná passou a ser reconhecida internacionalmente. Isso se deve à combinação de bom planejamento e inteligência empresarial com missões, eventos e visitas às empresas investidoras no Brasil e no exterior”, diz.
O Paraná Competitivo, programa de incentivos para a atrair investimentos para o Estado, já atraiu mais de R$ 40 bilhões em investimentos para o Estado (entre recursos da iniciativa privada e de estatais).
Envie para um amigo