Publicado em 07/04/2016
Fonte: Agência FIEP
Internacionalizar não significa somente exportar, mas é uma oportunidade para consolidar e desenvolver produtos e serviços. “Atuar no mercado global é importante para também se manter competitivo no mercado interno. Para isso, é preciso ter tecnologia, informações atualizadas e um modelo de negócio adequado”, explica Reinaldo Tockus, gerente de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
Confira algumas dicas para internacionalizar seu negócio:
1-Analise se sua empresa tem capacidade
Apesar de o câmbio estar favorável, isso não significa que qualquer empresa pode se lançar no mercado exterior. É preciso estar preparada para um mercado mais exigente. Caso não esteja madura em relação ao processo, busque por capacitação.
A busca por treinamentos e serviços específicos, de acordo com levantamento do Centro Internacional de Negócios do Paraná da Fiep, aumentou de 2014 para 2015. As capacitações tiveram um aumento de 196% e as consultorias de inteligência comercial registraram acréscimo de 144%.
2- Invista em relações duradouras
Depois de verificar se a empresa se preparou para iniciar as atividades no mercado internacional, é preciso pensar em manter relações a longo prazo. “A desvalorização cambial do real traz uma oportunidade para atuar no comércio exterior, mas só isso não é o suficiente; a empresa precisa pensar a longo prazo e consolidar os clientes internacionais. Que seja uma estratégia do negócio da empresa atuar no mercado global”, alerta Reinaldo.
3- Busque formas de alavancagem financeira
Como qualquer ampliação de mercado, comercializar no exterior exige investimento financeiro.
A paranaense Rotary Speto, empresa que vende espeto giratório, vê uma grande oportunidade de negócio e está pronta para a internacionalização. “Estamos em um momento de alavancagem financeira”, conta Paulo Henrique Vallascky, business manager da empresa.
Para a viabilidade econômica, a empresa constantemente busca por informações e novidades sobre o comércio exterior. Recentemente, participou de um Seminário de Crédito, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, em parceria com o Banco do Brasil, para obter informações sobre os recursos para exportar. “Através do evento a Fiep facilitou o contato com o agente financeiro, que muitas vezes não vê potencial de negócio”, afirma.
Marcio Ferraro, gerente executivo do Banco do Brasil, afirma que há uma política nacional de incentivo à exportação e um volume de crédito disponível para as empresas. “Há linhas para todo tipo de porte de empresa, algumas delas mais baratas que o crédito interno”, esclarece Ferraro.
Ainda são poucas empresas que atuam no mercado global. Em 2015 eram 16 milhões de empresas no Brasil, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Destas, apenas 12 mil exportavam seus produtos.
A Fiep oferece assessoria às empresas na busca por formas de financiamento.
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