Publicado em 06/04/2016
Fonte: Folha
O governo federal sancionou, em 24 de março, a lei que permite um aumento no percentual de biodiesel no óleo diesel. O combustível vegetal será gradualmente ampliado na mistura com o derivado de petróleo nos próximos três anos.
Atualmente o percentual de biodiesel que pode ser misturado no diesel é de 7%, passando para 8% em 2017, 9% em 2018 e 10% em 2019. Além disso, o governo autorizou pesquisas da Petrobrás e da Anfavea para aumento da quantidade do combustível vegetal para 15%.
O objetivo é permitir que em estados produtores, onde o biodiesel é mais viável, os consumidores possam se beneficiar. A medida também reduz os custos com óleo diesel, devido ao frete maior para regiões mais distantes dos grandes centros. Há expectativa de redução do preço do diesel em algumas regiões.
Atualmente o Brasil tem 50 usinas produtoras de biodiesel e 77% do combustível vegetal é oriundo da soja. Por isso, o governo busca novas matrizes para reduzir essa dependência desse alimento. Por fim, o aumento no consumo de biodiesel ajuda a reduzir o impacto ambiental.
Envie para um amigo