Publicado em 24/03/2016
Fonte: Automotive Business
Pouco mais de dois anos após inaugurar sua primeira fábrica no Brasil, a Dunlop atingiu a capacidade máxima de 15 mil pneus por dia na planta de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, a capital paranaense. A média em 2015 chegou a 450 mil unidades/mês. A icônica marca inglesa de pneus pertence ao grupo japonês Sumitomo, que investiu R$ 750 milhões para erguer a unidade no Paraná, inaugurada em outubro de 2013.
No ano passado a marca comemorou a conquista de 10% de participação no mercado nacional de reposição, com a venda de 3,9 milhões de pneus para veículos leves e 197 mil para pesados, em crescimento de 62% sobre as vendas de 2014 – em um ano que os fabricantes instalados no Brasil tiveram queda de 1,2% nas vendas. Do total vendido pela Dunlop, 90% foram produzidos na fábrica brasileira. Dentro dos 10% importados está a totalidade de pneus comerciais distribuídos no País pela Dunlop, que em 2014 iniciou o processo de ampliação para começar a produzi-los na planta do Paraná a partir de 2017, com novo investimento calculado na época em R$ 1 bilhão.
Segundo a Dunlop, os dois negócios rumaram em sentidos opostos em 2015, com aumento na participação no mercado de pneus de reposição para veículos leves de 5% para 10%, enquanto no segmento de pesado o market share caiu de 6% para 3%, o que pode ser explicado pela queda generalizada da atividade do setor de transporte rodoviário de carga, além da alta do dólar, que prejudicou a competitividade de produtos importados.
Mais crescimento em 2016
No fim de 2015 a fábrica brasileira da Dunlop conquistou seu primeiro cliente OEM, fornecendo para a linha de produção da Toyota na Argentina os pneus Grandtrek AT20 e AT25 que equipam a nova picape Hilux. Recentemente a fabricante anunciou a conquista de mais um contrato, desta vez da Fiat em Betim (MG), para o fornecimento direto de pneus EC300+ que vão calçar Palio, Siena e Uno (leia aqui).
A Dunlop informa que novas negociações estão em andamento para ampliar o fornecimento direto às montadoras, com expectativa de fechar novos contratos este ano. Com este novo segmento, que se junta ao mercado de reposição e às exportações, a empresa calcula que suas vendas a partir do Brasil deverão avançar para 5 milhões de pneus em 2016, cerca de 1 milhão acima do resultado de 2015, o que significará novo crescimento anual de 25%.
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