Publicado em 18/12/2015
Fonte: Jornal do Comércio
Mesmo diante de um cenário político e econômico turbulento, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) está investimento pesado na implantação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva, único na América Latina.
Localizado em Pernambuco, o projeto está recebendo R$ 140 milhões de recursos e tem a missão de desenvolver programas que permitam a geração de veículos com uma maior eficiência energética e redução do consumo de combustível e da emissão de gases. Isso sem falar nos ganhos de dirigibilidade e melhora da resposta aos comandos executados pelo motorista.
Serão quatro unidades e a expectativa é que todas estejam operacionais no primeiro semestre de 2016. A única já inaugurada é o Centro de Software, dedicado exclusivamente à concepção e desenvolvimento de softwares automotivos para controle de motores e transmissões (powertrain). O espaço é uma parceria com o C.E.S.A.R - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, e está localizado no Porto Digital.
O gerente de Implantação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva da FCA, Egon Daxbacher, explica a importância deste centro ao destacar que os veículos, cada vez mais, possuem controle de comando de itens como fluxo de combustível, taxa de transmissão e emissão de gases. Além disso, sistemas inteligentes devem ser capazes de determinar o consumo, controlar o desempenho e a rapidez com que o veículo responde aos comandos do motorista. "Cada uma dessas funções é executada por softwares complexos, cujo desenvolvimento se torna um elemento chave no desenvolvimento dos produtos da indústria", diz.
O Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva contará ainda com uma unidade de projetos, em Cabo de Santo Agostinho, que será responsável pela concepção e elaboração dos desenhos dos componentes, motores e transmissões através de operações computadorizadas.
Já o Centro de Testes Veiculares, localizado em Jaboatão dos Guararapes, será o local onde os veículos destinados ao desenvolvimento (não comerciais) e os protótipos, já com os componentes e softwares desenvolvidos previamente no Centro de Software e de Projetos, são testados. Isso inclui avaliações de confiabilidade de tráfego nas ruas, análises de materiais e de sistemas nas oficinas, bem como ensaios nos laboratórios.
A quarta unidade é o Campo de Provas que, como diz Daxbacher, a menina dos olhos do projeto. Localizada no perímetro do Polo Automotivo Jeep em Goiana, será formado por um conjunto de pistas e laboratórios a céu aberto que permitirão o aprimoramento e a garantia do desempenho dos veículos da FCA ainda na fase de desenvolvimento. "Estamos construindo uma pista de alta velocidade destinada à provas especiais para avaliar a eficiência energética dos veículos. A reta tem quase três quilômetros", observa o gestor.
A expectativa é que, com a aplicação de tecnologias diferenciadas, o campo de provas possa ser decisivo no desenvolvimento de novos produtos em menor tempo e com maior precisão. Também vai tornar possível realizar simulações das que os veículos costumam ser submetidos no dia a dia, avaliando itens como consumo de combustível, desempenho na frenagem e dinâmica veicular.
O complexo de inteligência que está sendo construído pela FCA deve gerar 500 empregos nos próximos anos e operar em conexão com unidades similares nos Estados Unidos, na Itália e em Betim (MG). Cerca de 210 profissionais já estão trabalhando atualmente. "Apesar do momento turbulento econômico e político do País, não só estamos contratando, como investindo pesadamente na qualificação desses profissionais", relata ele, que é um entusiasta desse projeto. O centro conta com a parceria de oito instituições de ensino de Pernambuco e da Paraíba.
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