Publicado em 09/12/2015
Fonte: Anpei
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai criar um comitê interno para discutir a promoção da igualdade de gênero nas políticas da área. A decisão foi anunciada durante conferência livre com o tema "Mulheres na ciência", realizada na sede da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em Brasília, com videoconferência direta com os institutos de pesquisa do Ministério.
"As políticas nesse sentido que a gente vem desenvolvendo pontualmente serão reunidas num pacote, que será validado pelo comitê", disse a assessora da Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (Scup/MCTI) Ludmila Brito Ribeiro. Ela citou como exemplo das ações concretizadas o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a então Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM/PR). "O objetivo é perceber, da ponta, se essas iniciativas promovem a igualdade sob esse ponto de vista."
Promovido pelo MCTI em 02 de dezembro, o evento foi aberto pela diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), Cecília Leite, representando a secretária executiva da Pasta, Emília Ribeiro. Na ocasião, também foram discutidas políticas públicas e a formalização de um plano de ações do programa Mulheres na Ciência para o próximo quadriênio, entre outras questões.
O MCTI integra o Conselho Nacional de Direitos da Mulher (CNDM,) o que o coloca no centro do Programa de Monitoramento de Políticas para as Mulheres (PNPM).
Para Cecília, o diálogo foi enriquecedor. "Saio desse encontro muito melhor do que entrei. Eu me vi em cada fala das mulheres aqui presentes. Como mencionado, o Ibict é sim um instituto bastante feminino, devido ao expressivo número de servidoras e colaboradoras, algo que eu considero um elogio, uma vez que as mulheres que aqui trabalham são extremamente guerreiras, responsáveis e inovadoras", ressaltou.
Envie para um amigo