Publicado em 05/10/2015
Fonte: Revista Autoesporte
Os populares abaixo dos R$ 30 mil viraram miragem no mercado. Os que restaram são carros focados no puro custo-benefício ou projetos antigos, como o próprio Fiat Palio Fire, cuja origem remonta a 1996. Justamente quando o compacto está na véspera de completar 20 anos, o sucessor é revelado em primeira mão por Autoesporte, em projeções que foram publicadas originalmente na edição 604, que chegou ainda em agosto às bancas. As imagens ficaram bem parecidas com as primeiras publicadas por Autoesporte na última edição de fevereiro, junto com o flagra da mula feita sobre o Uno. Agora é chegada a hora de você dar uma espiada nas linhas do compacto que será lançado no primeiro trimestre de 2016. A produção na fábrica de Betim (MG) começa até janeiro, então as vendas serão iniciadas até abril.
Se você está agora pensando que o citycar parece o fruto de uma noitada entre o Uno e o Palio, a suspeita faz sentido. Para manter a receita de bom preço, o X1H usa a mesma base dos primos, só que com um entre-eixos menor. O Uno tem 2,37 m, a mesma medida do Palio Fire, uma distância bem menor do que os já curtos 2,42 m do novo Palio. Pode esperar por algo em torno de 2,35 m. Dentro da ideia de substituir o Palio Fire, o novo X1H também terá versão Way.
Porém, o que o deixa realmente parecido é a reutilização do para-brisa (no grau de inclinação) e da moldura das portas do Uno para economizar (apenas a chaparia será um pouco diferente para criar o vinco que você vê nas projeções). As portas traseiras e lanternas parecem ter sido surrupiadas da prateleira do Palio, mas são novas.
Quanto ao motor, ele também será compartilhado, mas será um empréstimo do tipo "vai e volta rápido". A estreia exigirá um volume de produção que não será possível com a nova linha global de motores pequenos (GSE). Por ora, o pequeno virá com o conhecido 1.0 EVO de 75 cv e 9,9 kgfm de torque, talvez com algum aperfeiçoamento. O novo três canecos com apenas duas válvulas por cilindro é feito em alumínio e vai gerar cerca de 80 cv e 10 kgfm, com curva de torque focada no regime inferior a 3.500 giros. Com ele, virá o start-stop de série. Só que a estreia será provavelmente no Uno. Já o 1.4 GSE de com mais de 100 cv e 14 kgfm ficará restrito ao Uno e ao Palio.
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