Publicado em 21/07/2015
Fonte: Portal G1
A montadora chinesa Chery anunciou investimento de US$ 100 milhões na implantação de uma nova linha para produzir o SUV Tiggo 5 na planta de Jacareí, no interior de São Paulo. A previsão é que o modelo comece a ser fabricado na unidade em 18 meses e gere cerca de 220 novos postos de trabalho na unidade.
O anúncio foi feito durante o lançamento oficial do polo automotivo da montadora, inaugurada em agosto do ano passado no Vale do Paraíba.
Na América do Sul, o modelo era fabricado no Uruguai e teve a produção encerrada no país em maio. Na última semana, a direção da montadora protocolou em Brasília, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o projeto para a produção do utilitário no Brasil. Atualmente o veículo é importado da China para o mercado nacional.
A unidade de Jacareí tem capacidade para produzir até 100 mil veículos ao ano e fabrica o Celer nas versões hatch e sedan. A montadora não informou nesta segunda-feira quantos SUVs Tiggo 5 serão produzidos na montadora no Vale do Paraíba.
Com a nova linha, a expectativa é que sejam gerados 220 novos empregos na unidade, que já emprega cerca de 470 trabalhadores.
Isenção Fiscal
Durante o evento em Jacareí, a prefeitura anunciou a isenção de impostos para atrair empresas para o polo automotivo que a montadora pretende instalar em Jacareí. A construção do complexo industrial prevê investimento de US$ 700 milhões, custeados pelas empresas, e geração de 5 mil empregos no município.
De acordo com a multinacional, uma empresa de logística e transportes confirmou a instalação no parque e outras oito estão em negociação avançada - todas são ligadas aos setores de autopeças e vão suprir a demanda da montadora para produção de veículos.
"Se faz necessária a formação de um polo em torno da empresa mãe, que é a Chery, para fomemtar o produção local. Com isso, evitamos a volatilidade cambial do dólar, facilitamos a logística, reduzimos os custos e aceleramos a produção", disse o vice presidente da Chery, Luis Curi.
O governo oferece isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por quatro anos, isenção do Imposto de Transmissão Inter Vivos (IPTI) para a aquisição de bens imóveis no município e de tributos ligados à construção. A prefeitura não soube informar quanto vai deixar de arrecadar com a concessão dos benefícios.
De acordo com o prefeito Hamilton Motta (PT), em troca das isenções, as empresas firmariam um acordo para realização de obras de melhorias e infraestrutura na região. "A região próxima do polo tem 30 milhões de metros quadrados e a perspectiva é que ela receba nos próximos anos 150 mil novos moradores, seria uma nova Jacareí”, justificou o prefeito sobre a necessidade de investimentos na região.
A expectativa é que as obras do parque automotivo comecem no segundo semestre deste ano e inicie as operações em 2017. A previsão é que o local abrigue 24 empresas, além da montadora.
Envie para um amigo