Publicado em 25/03/2015
Fonte: Auto Esporte
A General Motors do Brasil anunciou em 20 de março, seu segundo PDV (programa de demissões voluntárias), em São Caetano. Ainda não há informações vindas da montadora sobre qual o número de inscritos esperados para o programa, e também não revelou os termos nos quais a iniciativa se dará. A única informação que se tem é a de que a medida tem como objetivo adequar a produção à demanda de hoje.
O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, Francisco Nunes, afirmou que o valor pago a cada funcionário pode ser de até sete salários, dependendo do tempo de empresa. Em fevereiro, quando a GM promoveu o primeiro PDV do ano, a montadora chegou a oferecer em alguns casos um Chevrolet Prisma, além dos salários, para alguns interessados. Na oportunidade, o programa teve 40 adesões.
Embora o Sindicato se diga contra o PDV, até o momento não há previsão de manifestação.
O Sindicato dos Metalúrgicos informou ainda que o prazo para inscrições dos empregados desta vez vai até o dia 24/03. Segundo o sindicalista, as condições menos atrativas devem atrair um número ainda menor do que o que foi conseguido na última oportunidade.
A fábrica de São Caetano conta ainda com cerca de 950 empregados afastados, até o próximo mês de abril, em razão de uma medida chamada de lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho).
A fábrica da Mercedes-Benz que também fica localizada na região do ABC, em São Paulo, já havia aberto esta semana seu programa de PDV. Com a medida, os interessados em aderir à medida poderão se inscrever até o próximo dia 31/03. Os participantes receberão um valor fixo de R$ 28,500. Se o pedido de demissão vier de algum metalúrgico que esteja em regime de lay-off, esse valor passa a ser de R$6.500. Dependendo do tempo de permanência deste funcionário, o valor referente a aviso prévio poderá chegar à quantia equivalente a 90 dias de trabalho. A montadora informou ainda que, além dos operários com contratos suspensos, outros 1.200 estão como excedente ao efetivo necessário para a produção no município. Daquela unidade da Mercedes-Benz saem ônibus, caminhões, motores, câmbios e eixos.
Envie para um amigo